Slider

Azerbaijão: ÍTV reage ao anúncio da Arménia

A emissora estatal do Azerbaijão reagiu, esta tarde, ao anúncio da Arménia: 'O concurso não pode ser alvo de ambições políticas de qualquer país e transformada numa arena política'.


Depois do anúncio do projeto que representará a Arménia no Eurovision Song Contest 2015 (AQUI), muitas foram os eurofãs que afirmaram que o tema defendido em Viena poderá estar relacionado com o polémico genocídio arménio, que levou à morte e à deportação forçada de centenas de milhares de pessoas de origem arménia que viviam no Império Otomano. A possível alusão tem como base o anúncio da emissora em unir com numa geração de arménios em palco, cujas famílias se encontram espalhadas pelo mundo desde 1915, ano do início do genocídio. A teoria ganhou mais força quando revelado o nome do tema 'Don't Deny', que em português significa 'Não negue', que poderá estar relacionado com a polémica sobre o genocídio, que mesmo 100 anos depois, está longe de ser consensual, com a Turquia e outros país a negarem a intencionalidade das mortes.

O Azerbaijão, país sem relações com a Arménia devido ao Conflito de Nagorno-Karabakh, reagiu ao anúncio da emissora arménia com uma declaração pública. A emissora pública azeri ITV afirma que 'O concurso não pode ser vítima de ambições políticas de qualquer país e transformada numa arena política. Em caso de confirmação das ligações ao episódio histórico, nós tomaremos as decisões adequadas no concurso'. 

As relações dos dois países no certame tem sido praticamente nulas: a competir juntos desde 2008, os dois países vizinhos evitaram-se sempre na votação, excepto em 2009 quando a Arménia atribuiu um ponto ao Azerbaijão. Em 2012, ano em que Baku sediou a competição, a Arménia desistiu da sua participação, alegando falta de segurança da sua comitiva, e em 2014 o televoto e o júri de cada país atribuiu o último posto ao outro, como pode recordar AQUI.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: Eurofest / Imagem: ESCPortugal
22
( Hide )
  1. Anónimo21:27

    azerbaijao não merecia ter ido a final em 2014.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:28

    ridículo...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:30

    engraçado, todos anos trocam 0 pontos, mas pq será que em 2009 a armenia deu 1 ponto ao azerbaijao??? acabam sempre em ultimo no televoto e juri, o que mudou esse ano?

    ResponderEliminar
  4. Esta questao nao e assim tao ridicula,porque ha anos atras,antes de haver televoto combinado com juri profissional,portanto havia so televoto, por o publico azeri ter atribuido pontoos a Armenia,foi desencadeado um inquerito e uma investigaçao policial para detectar quem tinha dado pontos a Armenia.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:42

    Deviam ser convidados a sair do evento (Flávio)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Flavio, certos/alguns paises q participam actualmente no ESC nao deviam ser convidados a sair,mas ,isso sim,deviam ser expulsos do ESC ate reverem as suas atitudes e posiçoes em relaçao a bue de questoes relacionadas sobretudo c direitos humanos e de cidadania.O Azerbaijao e um deles.

      Eliminar
    2. Anónimo19:20

      Foste mais radical, concordo plenamente! Russia,Bielorrússia,Azerbaijão,Arménia, Ucrânia,alguns balcãs e talvez a Georgia. (Flávio)

      Eliminar
  6. Pedro Carvalho22:44

    Apoio a Arménia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro,nesta questao eu tambem apoio a Armenia, mas a Armenia tambem tem muito que se lhe aponte.Aquilo nao e nenhuma democracia tal como nos aqui a entendemos. Muito longe disso!

      Eliminar
    2. Zepedrooo23:49

      Faço minhas as palavras do RG no comentário das 23:14 e no das 23:11. Está tudo dito e claro.

      Eliminar
  7. Anónimo23:06

    Azerbaijão, um país que não trás nada de novo à eurovisão e que não me importava nadinha que ficasse de fora

    ResponderEliminar
  8. Eu ate gosto de todas as propostas azeris nos ESC , especialmente em 2009, 2011 e 2012. Sendo uns dos paises que tem 6 tops 10 das 7 participaçoes é bom e mereceram. Mas estas guerrinhas estragam o que o ESC defende... Mas pelo que li deviam sair do evento? Uma ideia que tambem estraga o que o ESC defende... Temos de ser uma Europa unida pelo musica e nao ver quem tem ou nao razao! Mas pessoalmente gosto mais das propostas azeris do que dos arménios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arménia França23:53

      É assim, Diogo: Ao passo que os arménios levam sempre galinha cozida em sal e água, os azeris levam galinha frita com cobertura crocante e yummy... fica tudo explicado com esta comparação.

      Eliminar
    2. Armenia França - Parece-me que em 2014 foi ao contrario:A Armenia levou franguinho frito estaladiço e picante,enquanto o Azerbaijao levou galinha rija e fria cozida em agua SEM SAL. Ainda por cima pendurada ao ar num trapezio de circo...

      Eliminar
    3. Diogo - Achas que nao vale a pena pensar? Achas que o ESC e so musica e bailados ? Nao e nem nunca foi. Actualmente menos que nunca com as diferenças culturais e politicas abissais existentes entre as varias Europas.Nos anos 60 e 70 Portugal e Espanha levaram trolitadas no ESC!!!

      Eliminar
    4. Nachtvlucht naar Amsterdam11:30

      Armenia França, deves ter passado ao lado da travessa da Armenia em 2008 (Sirusho-Qele,Qele),2009 (Inga & Anush-Jan Jan),2010 (Eva Rivas-Apricot Stone). Ja para nao falar de 2014...Tudo numeros de performance altamente vistosa,verdadeira" galinha crocante"!

      Eliminar
    5. Pessoal, eu só referi o que o ESC defende (ou defendeu). Estas gerrinhas são escusadas. E sim , a Armenia foi melhor em 2008 ( para mim a melhor canção da Armenia no ESC) e em 2014. Mas na generalidade, gosto mais das participações dos azeris.
      RG, não , nao acho que o ESC seja apenas musicas e bailados. Há muito mais que isso , infelizmente.

      Eliminar
    6. Diogo Martins - Optimo,voce ter a percepçao do todo que o ESC e e tem sido.Pessoalmente creio ,que o ostracismo a que Portugal e Espanha nos anos 60 e 70 foram remetidos no ESC,tambem ajudaram um pouquinho a derrubar a ditadura nos 2 paises ibericos.Levantava questoes ca dentro!

      Eliminar
    7. Diogo, toda aquela zona do Caucaso ,tal como os Balcans,e uma zona traumatizada ao longo dos seculos por violencia,conflictos religiosos e raciais,e sobretudo uma cultura de vingança de sangue,que se propaga de geraçao em geraçao.E agora eles fazem parte do ESC...Uma europa diferente da nossa!

      Eliminar
    8. RG , sou fa da Eurovisão ha relativamente pouco tempo, ha 10 anos mais ou menos , e sei que o ESC vai muito alem das musicas. Diz que são uma Europa diferente da nossa porque talvez sairam de um guerra à relativamente pouco tempo e a sua maneira de pensar e de estar é igualmente diferente. Mas penso que dar razão um ou a outro é pessimo. Este guerra nunca ira acabar. Eu nao apoio um nem outro. Nao apoio os conflitos!

      Eliminar
    9. Diogo,eu sinto de maneira diferente.Todos somos seres humanos,iguais mas diferentes. Pessoalmente certas culturas para mim nao servem,nomeadamente culturas mt normativas,intolerantes e vingativas.A luz da historia,neste caso pendo para a Armenia. Abraço ESC!

      Eliminar
  9. Anónimo02:02

    As pessoas que acham isto ridículo, não sabem minimamente do que se trata aqui. É uma situação mais grave e delicada do que se pode pensar, o conflito entre estes 2. Não quero defender nenhum...mas tal como disse o RG, a Arménia tem muitas culpas no cartório e não são o que muitas pessoas pensam que eles são. De um modo geral, vejo que a maioria mete o Azerbaijão como vilão nesta história que já dura há imenso tempo, mas a Arménia está longe de ser "santa". Sobre a música da Arménia, é um facto que que as músicas não podem ser politicas, nomeadamente no que toca a questões histáricas e de guerra, vai contra as regras. E se isso se verificar a EBU terá de tomar medidas.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.