Slider

Grécia: Governo avança com projeto de lei para a formação de uma nova emissora

Uma das prioridades do novo governo grego é o restabelecimento da ERT como a emissora nacional, o que poderá afastar a Grécia do Eurovision Song Contest.

Depois de ter participado em Copenhaga devido a uma excepção dada pela EBU/UER e depois da NERIT ter sido aceite, em dezembro passado, como membro ativo do organismo responsável pelo Eurovision Song Contest, a participação grega em Viena volta a estar em risco. Tal facto deve-se à intenção do novo governo grego em restabelecer a ERT como a emissora oficial do país. O anúncio, que já havia sido efetuado na campanha eleitoral, aconteceu nas últimas horas pelo Ministro de Estado, Nikos Pappas, que explicou que não haverá um ressurgimento da antiga ERT, mas sim a formação de uma nova emissora com o mesmo nome, desativando a atual emissora NERIT. O projeto de lei para a nova emissora nacional será submetido ao parlamento dentro de um mês, sendo praticamente garantida a aprovação, visto que o governo recebeu recentemente um voto de confiança do parlamento. 

Apesar de a transição da NERIT para a ERT poder levar largos meses a acontecer, não só na transmissão mas também em termos jurídicios, a nova emissora nacional terá um novo estatuto jurídico, o que significa que terá de voltar a apresentar a candidatura à EBU/UER para participar no certame europeu. Sabendo que as aprovações acontecem apenas uma vez por ano na Assembleia Geral da União Europeia de Radiodifusão, realizada em dezembro, e tendo a EBU/UER anunciado, há uns meses, que não abriria novas excepções para a participação da Grécia no ESC, a mudança de emissora poderá tirar o país da lista de participantes em Viena.

Com este anúncio, a emissora NERIT e a MAD TV têm estado com dificuldades em finalizar os acordos com os artistas que disputarão, a 4 de março, o Eurosong 2015 - A MAD Show, onde serão selecionados os representantes da NERIT em Viena. Alguns rumores avançam que alguns patrocinadores retiraram as suas ofertas, enquanto que outros afirmam que os atrasos se devem a disputas entre artistas e gravadoras.

Com 37 participações no certame desde 1974, a Grécia é um dos países mais bem sucedidos na competição, somando uma vitória, três terceiros lugares e seis entradas no top10 nos últimos quatorze anos. Em 2014, a Grécia fez-se representar por Freaky Fortune & RiskyKidd com o tema 'Rise Up' que não foram além do 20.º posto com 35 pontos, cuja prestação pode recordar de seguida:



Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: Oikotimes / Imagem: ERT
7
( Hide )
  1. Espero que não saiem! Ja saiu a Ucrânia (por outros motivos) e agora a Grécia tambem poderá abandonar a competiçao?! 2 paises com bons resultados (senao os melhores resultados nos ultimos anos) ! Naturalmente que fico triste são dois paises de que gosto!

    ResponderEliminar
  2. Pedro Carvalho20:28

    Este país não tem emenda. Tem de sair da zona euro e rumar como pretende! O Governo não pode unilateralmente fazer o que entende (aumentar o salario minimo 50% , contratar milhares de funcionarios e reabrir a estação de TV, por ex.) e depois exigir que a UE pague as suas dividas e lhe perdoe outras! haja bom senso e muita paciencia

    ResponderEliminar
  3. Para a Grecia ha questoes mt mais importantes q o ESC, como e o caso da reposiçao da ERT. Sou solidario com a Grecia e com o seu actual governo.Espero que seja o inicio de uma nova era na UE,bem como de uma nova ordem economica mundial mais justa,mais transparente sem paises de classe A,B,C,D etc.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:39

    caso grecia desista espero que 1 pais da semi final 2 passe para a 1 para ficar igual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Carvalho22:41

      é a suécia que passa. isso ja ficou definido no sorteio pois a coisa está instavel ha mto tempo

      Eliminar
    2. Anónimo02:11

      Nada disso ficou decidido. Ninguem vai mudar de semi-final assim, não inventem

      Eliminar
    3. Pedro Carvalho - Assisti ao sorteio em directo e tambem nao ouvi nenhuma referencia a quem e que iria mudar de semi,caso tal viesse a ser necessario.Alias nem essa hipotese foi mencionada durante o sorteio.Onde ouviste tu isso?

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.