Slider

[ESPECIAL] ESCPORTUGAL entrevista Hugo Andrade

"A Eurovisão é uma prioridade para a RTP", afirmou Hugo Andrade ao ESCPORTUGAL, numa entrevista onde confirmou a participação de Portugal nos próximos Festival Eurovisão e Festival Eurovisão Júnior.


Minutos antes de começar a final do programa “The Voice Portugal”, Hugo Andrade era um homem satisfeito. “Toda a produção foi de excelente qualidade”, afirmou o diretor de programas da RTP, Hugo Andrade, em entrevista ao ESCPORTUGAL, realizada nos estúdios da Valentim de Carvalho em Paço de Arcos. “A começar pelo casting, a equipa técnica, o equipamento, a estrutura do programa, os mentores, os apresentadores, a qualidade da banda, a equipa de trabalho do Fernando Martins… enfim, tudo se conjugou para fazermos um programa de altíssima qualidade”.

Recordando que antes de começar o The Voice a RTP tinha menos 2/3 de audiências ao domingo à noite, este responsável garantiu-nos que em 2015 irá arrancar uma nova edição do programa. Antes, já em setembro próximo, ocorrerá a estreia do “The Voice Kids”, apresentado por Mariana Monteiro e Vasco Palmeirim.



Quando questionado sobre o facto da grande maioria dos concorrentes, e até dos vencedores dos programas de caça-talentos anteriores, não ter vingado no mundo da música, Hugo Andrade tem resposta pronta. “É uma crítica bem-feita e deve ser repartida pelos vários programas dos vários canais”. Para este responsável “a RTP deve projetar mais os cantores no pós-concurso” e, por outro lado, “o CD do vencedor deveria sair pouco tempo depois da vitória, e não um ano depois como já aconteceu no passado”. Por esse facto, o vencedor do “The Voice“ "irá esta semana iniciar o trabalho com a Universal para que, em breve, já possa estar algum material cá fora”.

Festival da Canção 2015? 



Nalguns países, as estações de televisão fazem uma relação direta entre os concorrentes do “The Voice” e as respetivas seleções nacionais para o Festival Eurovisão da Canção. Hugo Andrade mostrou conhecer este facto, contudo, “nunca pensámos nessa possibilidade para Portugal”, reconheceu. O diretor de programas da RTP afirmou ao ESCPORTUGAL que a estação pública irá participar tanto no Festival Eurovisão da Canção como no Festival Eurovisão Júnior, sendo que “as inscrições irão seguir dentro dos prazos estipulados”.

Para o festival Júnior, a decorrer em novembro próximo em Malta, Andrade afirmou: “Vamos ainda estudar a possibilidade de podermos fazer uma relação entre o The Voice Kids e o Eurovisão Júnior”, sendo que a decisão será tomada “depois de setembro”. No que diz respeito ao Festival Eurovisão, Andrade garantiu que este “é uma prioridade para a RTP”, sendo que o modelo de seleção da canção “ainda está a ser estudado”.

Falando um pouco dos resultados alcançados até hoje pela RTP na Eurovisão, “nunca falhámos por falta de qualidade dos artistas”, exclamou. “O certo – completou - é que ainda não acertámos no modelo”. O diretor recorda, com emoção, o ano de 2008: “Com a Vânia entusiasmámo-nos muito e estávamos esperançados que iriamos conseguir um bom resultado”. Contudo, e mais do que os resultados, “o que me deixa mais triste é que os artistas não tenham aproveitado a possibilidade de terem uma carreira internacional, aproveitando os milhões de espetadores e tirar partido, por exemplo, do mercado de Leste que vive muito a Eurovisão” e, também, “dos países que em determinado ano nos deram muitos pontos no televoto, por exemplo”.



Sobre a questão do idioma, Andrade recordou “que já levámos à Eurovisão canções cantadas em inglês e isso não significou bons resultados”. E recordou que, em 2005, “fui eu que convidei o Rui Drumond para, em conjunto com a Luciana Abreu, representarem Portugal, cantando em inglês e em português”.

Por fim, perguntámos se vamos ter Festival da Canção 2015. Andrade reconheceu ser esta uma “possibilidade quase obrigatória”, contudo, “há que reequacionar o modelo”.

Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: RTP/ESCPortugal / Imagem: DN / Vídeo: YOUTUBE


47
( Hide )
  1. Anónimo18:54

    Can't wait :-))

    ResponderEliminar
  2. Miguel Matias18:57

    Quero que seja uma prioridade e que, por isso, apostem pelo menos o mesmo que apostaram no The Voice

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:12

    Ja que é um prioridade, deem-lhe o devido respeito! Com isto quero dizer : Boa promoção, publicidade, COMPOSITORES com qualidade e acima de tudo BONS artistas

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:12

    Obrigada escPortugal

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:26

    Espero mesmo que a Rtp se empenhe a sério para o Esc2015.
    *crossing my fingers*
    Vá lá, Portugal pode e consegue ter um óptimo desempenho. É só querer.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:09

    É bom ver que o ESC é uma prioridade para a RTP.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:16

    Lol não comecem a sonhar, vai ser mais do mesmo. Em 2010 a RTP confirmou em Junho senão me engano e o que mudou?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:33

    cantarem em português é prioridade........

    ResponderEliminar
  9. Anónimo21:33

    O festival de 2010 foi apenas o melhor dos ultimos anos... em tudo!!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21:34

    Não se esqueçam do convite do mastiksoul!!!!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo21:42

    O escportugal deveria ter perguntdo se vão convidar o Mastiksoul

    ResponderEliminar
  12. Anónimo21:49

    ANonimo das 21.33 eu refiro-me nao ao de 2010 mas o de 2011, a RTP depois de Oslo confirmou logo a presença em Duseldorf ;)

    ResponderEliminar
  13. Anónimo21:51

    2014 foi um ano de festival da canção para esquecer.Não valeu a pena um ano de pausa. Não há uma canção que conseguisse passar à final da Eurovisão de tão datadas e antiquadas que eram

    ResponderEliminar
  14. se o the voice tiver o mesmo metodo acabar dia 14 de Dezembro por isso o The Voice Kids não será o metodo de escolha do representante de portugal no JESC14

    ResponderEliminar
  15. Pedro Carvalho22:18

    Ainda estou com esperança que eles cheguem a conclusao que não vale a pena participar no Junior

    ResponderEliminar
  16. Anónimo04:11

    vão levar musica em portugues denovo ao ESC??? TAO A GOZAR CERTO? ACHAM QUE EM PORTUGUES VAMOS GANHAR O ESC???? ENFIM, ENQUANTO QUE ESTA EMISSORA FICAR FELIZ EM IR A FINAL E NAO A GANHAR, NUNCA PASSAMOS DA SEMI FINAL!!!!!!!!
    EM RELAÇAO A MUSICA EM INGLES NAO TER BONS RESULTADOS, EM 2005, COM MICROFONES RUINS ATÉ A HELENA PAPARIZOU NAO GANHAVA O ESC... ENFIM!! CONTINUEM APOSTANDO EM PORTUGUES QUE NUNCA PASSAMOS DA SEMI FINAL!!!
    FESTIVAL DA CANÇAO DENOVO? SE FIZEREM UM COMO MELODIFESTIVALEN COM MUSICAS INGLESAS OK, TUDO BEM! AGORA SE FOR UMA PORCARIA COMO O DESTE ANO, NEM COMENTO!
    Em relação aos maus resultados, é tudo culpa da RTP... estes 2 ultimos FC, 2012 e 2014 foram uma vergonha, musicas que jamais iriam a final de um ESC.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo09:06

    Quantas vezes Portugal levou uma canção toda cantada em inglês? Por que razão escolheu Rui Drummond e Luciana Abreu, ou seja, que competência tinha na época para fazer a escolha? Se pugna tanto pelo uso da língua portuguesa, por que razão a esmagadora maioria das canções de The Voice, programa que tanto elogia, eram em inglês?

    ResponderEliminar
  18. Anónimo09:25

    O problema não é o idioma, mas sim cantar uma BOA canção, algo q raramente acontece. Os nossos temas são datados e antiquados e a promoção e marketing da rtp não existem

    ResponderEliminar
  19. Pedro Carvalho 22:18 - Tambem eu espero q a RTP repense a SERIO em deixar de parte o JESC e a verba poupada com a nao-participacao no JESC ser utilizada para promocao e marketting do producto representante de Portugal no ESC-2015.Gostos nao se discutem,mas THE VOICE2015(carassas!)NAO ME ENCANTOU.

    ResponderEliminar
  20. Corrijo: na minha mensagem anterior referia-me ao (carassas!!!) THE VOICE 2014 e nao 2015(espero que sem carassadas!!!).

    ResponderEliminar
  21. Anónimo15:51

    É preciso cantar em inglês para ganhar ou ter um bom resultado no ESC??? Onde está a correlação de uma coisa com a outra? Já se viu outros países conseguirem ter bons resultados ou ganhar sem cantar em inglês. Não venham com histórias, uma canção tem qualidade independentemente da lingua que é cantada. Os motivos de não ganharmos são, infelizmente, bem mais profundos.

    ResponderEliminar
  22. Nao sou defensor da "obrigatoriedade "do ingles para vencer o ESC.Contudo durante este milenio so houve 1 vencedor cantado noutra lingua,que nao ingles.Foi a Servia c Molitva em 2007.Todos os outros,durante os ultimos 15 anos foram em ingles.Qualidade nao e necessariament
    e essencial p vencer o ESC

    ResponderEliminar
  23. Anónimo21:04

    EM 2007 a Sérvia ganhou através do voto por bloco!!!!! desde aí que existem 2 semi.finais....caso contrário não ganhava....Modelos a seguir, é Ucrânia, desde 2003 que compete e já ganhou em 2004 e com 2 segundos lugares em 2007 e 2008, outro exemplo o Azerbeijão desde 2008 que participa e conta com uma vitória em 2012 e resultados na final sempre no top 10, excepto este ano 2014. Também é de referir a mudança que ocorreu na Grécia desde 2003 apostou em músicas mais apropriadas à Eurovisão.

    Relativamente ao JESC_2014 que sirva de exemplo para testar o "mini-teste" do que querem fazer para o ESC_2015. Numa boa música com grande apresentação, alguém capaz de a cantar e de preferência a musica em português. Assim se correr mal, pró ano que seja em inglês..... que testem o modelo! simples. :)

    ResponderEliminar
  24. Anónimo21:07

    anonima das 21.04, falas muito bem mas no JESC é obrigatorio cantar na lingua materna

    ResponderEliminar
  25. Anónimo21:19

    Anónimo(a) das 21.07 ____Por isso mesmo aposta no modelo ESC_2015 Se resultar melhor. se não muda a aposta, neste caso a "língua"... Isto porque no ESC não é obrigatório cantar em inglês e o representante de Portugal até pode ser de um outro país que não o nosso, Portugal!!! Nota é AnónimO :)

    ResponderEliminar
  26. Anónimo21:44

    Anónimo das 21.07 Sim eu sei....Por isso mesmo que ao cantar em Português no JESC_2014 com uma boa música, com uma boa apresentação em palco e com alguém que saiba cantar....se este modelo não funcionar....Para o ESC_2015 é só alterar a língua....Isto porque o representante português não precisa se der português....pode ser de outra nacionalidade....!!

    Ps: é anónimo....:)

    ResponderEliminar

  27. Mas o q tem a ver a nacionalidade dointerprete c a lingua em q se canta?Tou a lembrar-me das baccara q cantavam em ingles e representaram o luxemburgo cantando em frances,sem saberem nada mais q ESPANHOL.

    ResponderEliminar
  28. Alias o uso do ingles e uma ilusao a nivel da percepcao da letra,porque em muitos paises,sobretudo do leste(mas tambem por ex.Espanha,italia,franca)a lingua inglesa NAO E MUITO ENTENDIDA.Talvez,para alguns,em ingles soe melhor,seja mais"international,you know",mas pouco mais q isso.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo01:01

    o inglês que a maioria entende n é o de Inglaterra mas sim o da América.....e sim os representantes dos países de leste ao prenunciarem o inglês, coitados fazem um grande esforço para se fazerem de entendidos....mas pelo menos tentam e lá conseguem bons resultados... Ao passo que Portugal fica pelas meias-finais com representantes que cantam na sua língua materna.

    Eu acredito que quando fazemos as coisas com muito esforço, com dedicação e com o intuito de produzir algo com qualidade, nós conseguimos, Mas é preciso ter força de vontade e querer TRABALHAR para isso!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo02:51

    Eu gostava pelo menos 1 vez de ver Portugal no Esc, com uma música 100% em inglês só para ver o que conseguíamos a nível de resultados. E uma pequena correção, o Azerbaijão venceu em 2011, em 2012 organizou.

    ResponderEliminar
  31. Compreendo bem q no mundo actual dominado pela globalizacao e pelo neo-liberalismo vale tudo,ate mesmo tirar olhos.Mas por ex.em 2011 quando o Azerbaijao vence cantando em ingles uma cancao de autores suecos,ok,ok cantada ao menos por 2 azeris...O que tem aquilo a ver c o Azerbaijao??? Pouco!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo16:42

    Mas levou o "caneco" pra casa, num espaço de que 5 anos. E Portugal!!!! anda desde 1967 e nunca consegui um top 5......

    ResponderEliminar
  33. Anónimo16:48

    Erro Portugal participa desde 1964... (ainda pior!!!!)

    ResponderEliminar
  34. Pois o Azerbaijao levou o canecao pra casa ,mas com quanto de merito "domestico"? O mesmo se passou c a victoria russa em 2008,c uma producao made in USA,ok,ok,va la,va la cantada pelo russo Dima Bilan...um pouco diferente das vencedoras suecas,dinamarquesas etc.A Europa de Leste e outra Europa...

    ResponderEliminar
  35. Anónimo21:10

    RG, tenho vindo a ler alguns dos teus cometários, e mostras ser demasiado preconceituoso para com a Europa de leste. Para quem diz tanto mal das ditaduras e da homofobia nestes países (outros cometário teus mas noutras noticias), pareces-me algo xenófobo para com os povos de leste, acho que por ti a "cortina de ferro" deveria voltar, o que é uma pena. E outra coisa, hoje em dia, qualquer pais pode levar uma música feita noutro pais, desde que a própria emissora permita, isso não tem mal nenhum e não é uma questão de mérito, é uma questão de abertura. As emissoras são autónomas para permitir ou não a receptividade de músicas oriundas do estrangeiro, se assim o desejarem. Dizes que a vitória do Azerbaijão e da Rússia não tem nada dos respectivos países, a não ser os interpretes, dai não terem mérito nas vitórias, hoje em dia é muito complicado encontrar países com mérito, seja na vitoria ou não, o Esc mudou, a tradição e os valores representados nas atuações dos respectivos paises, é quase nula, seja no leste ou no ocidente. Que mérito tem a vitória da Alemanha em 2010?! A música além de ter sido feita em 2008 (embora não tivesse sido revelada ao público), foi composta por um americano e cantada por uma alemã a fazer pronuncia britânica, uau isto é mérito por todo o lado. Mas como a Alemanha é um pais do ocidente não referiste no teu comentário, se fosse de leste a história seria outra, imparcialidade já vi que não é contigo. O que chamas de não ter mérito, eu chamo de ambição (Rússia 2008 e Azerbaijão 2011 e igualmente a Alemanha), já Portugal tem a emissora com menos ambição de todo o Esc, dai participarmos há uma data de anos e ainda não termos uma vitória, nem um top 5.

    ResponderEliminar
  36. Anonimo das 21:10-Mas nem tenhas duvidas nenhumas de que em relacao A PARTE dos paises do leste europeu tenho muitas reservas.Tenho!E mais,tenho muitas reservas relativamente a Igreja Ortodoxa,posso dizer c conhecimento de causa,por experiencia na practica.E mais nao digo!

    ResponderEliminar
  37. Sem duvida o ESC mudou muito,sobretudo desde 1999,o primeiro ano sem orquestra ao vivo.So q eu nao tenho de gostar de todas as mudanças!Nao gosto mt dum ESC em q tudo soa a mesma papa articulada em ingles!Gosto de sentir,ver,ouvir aquilo q por ex. nas cancoes da Bosnia,Turquia,Serbia se sente.

    ResponderEliminar
  38. Para Anonimo das 21:10- ao mencionar como ex. entradas da Turquia,Bosnia e Serbia refiro-me ao SOM que mesmo em rock ou pop tem algo de unico,genuino e caracteristico da naçao em questao,mesmo quando cantam em ingles(como frequentemente a Turquia fez).Eu valorizo isso.

    ResponderEliminar
  39. Anónimo19:07

    QUEREMOS UMA MUSICA TOTALMENTE EM INGLES A REPRESENTAR PORTUGAL, CHEGA DE MUSICA CANTADA EM PORTUGUES, POIS NAO NOS LEVA A LADO NENHUM!

    ResponderEliminar
  40. Anónimo20:28

    Independentemente daquilo que somos e defendemos, eu penso que devemos olhar para as participações portuguesas nos últimos ESC's, e verificamos que não têm sido de grande valor e até de grande interesse internacional (Europa). Como disse anteriormente não importa o modelo que possamos adoptar (pensando que será um para vencer!!) seja um do tipo de inspirações nas participações de países como a Grécia, a Ucrânia ou o Azerbaijão.... não me importo que a música seja escrita por um americano, a melodia por um sueco e a coreografia/apresentação em palco por um italiano....é-me totalmente indiferente....Agora quero que essas pessoas represente Portugal com profissionalismo... Porque no final o que importa é a vitória, todos lutam por isso, não há que negar uma realidade.....


    Agora a vitória no ESC será um grande trunfo para promover (aí sim) Portugal e a sua cultura.....quanto ao modo como se ganha é simples---- "é para ganhar a bem ou a mal!!!!!" é assim que hoje o ESC é. Só para termos presente uma realidade desde 1999 que a Suécia canta em inglês, só em 2009 não o fez. Cantou em francês- la voix... por isso culturas já não conquistam vitórias só aplausos e não é isso que interessa...Hoje o ESC é um "investimento" com interesses....Pura realidade...e Portugal se quer "lucrar" tem que se adaptar!!! Ass Rompante

    ResponderEliminar
  41. Anónimo21:43

    Anónimo das 20:28, é exatamente isso. Só não concordo com o ganhar bem ou a mal porque acho que o Esc, é para ser ganho simplesmente, não vejo nem bem nem mal.

    ResponderEliminar
  42. Anónimo23:42

    O ESC tal e qual como os clubes de futebol,certo? Como tuga quero a representar Portugal/rtp no ESC ,algo que tenha minimamente identidade tuga...Tou a ver,os fins justificam todos os meios...viva a lei da selva!

    ResponderEliminar
  43. Anónimo00:41

    Muito contente com o facto de ver o diretor da RTP a falar sobre a Eurovisão, ainda para mais no site de fãs como é o EscPortugal ;-)

    ResponderEliminar
  44. Anónimo03:38

    Portugal é dos países mais "tradicionais" e nacionalista no Esc...e passados 50 anos já viram onde isso nos levou não já?! Não é por Portugal levar num ano uma música noutra língua ou a produção da atuação ter mão estrangeira que cai o carmo a e trindade, eu apoiarei sempre Portugal desde que não levem algo que envergonhe (ex 2011). E sim pegando no futebol, sim é parecido, os 3 grandes tem quase só estrangeiros no plantel, e acham que por causa disso os adeptos dos respetivo clubes vai apoiar menos a equipa por isso?! Tenham dó, as coisas são como são.

    ResponderEliminar
  45. Anónimo11:31

    As coisas podem ser modificadas,desde que haja inconformismo e vontade.A pensar com conformismo possivelmente ainda estariamos a viver em dictadura...Nem quero falar do futebol,que para mim e igual a caricatura do desporto,sendo sim um negocio turvo e de etica duvidosa.1

    ResponderEliminar
  46. Supondo q Portugal pode ser representao no ESC por uma cançao composta por um sueco,letra inglesa escrita por um belga,interprete estoniano,coreografo grego.Neste caso,para mim trata-se duma multinacional,q mesmo q ganhe o ESC ,como portugues, deixa-me indiferente.Sinto assim.

    ResponderEliminar
  47. Anónimo03:37

    RG já vi que sentes muita coisa, mas o que disseste nunca vai acontecer, Portugal não vai passar de um pais dos mais tradicionais, para um dos mais abertos no que toca a receber canções, letras, coreógrafos e interpretes vindos de outros países. Pegando no que disseste, se acontecesse como dizes, ficaria feliz pela vitória, mas sabia que tinha tido pouco dedo português, mas essa hipótese além de ser remota pela nossa hipotética vitória, tudo o resto é complicadíssimo de acontecer, exageras-te um pouco RG. Nomeadamente os interpretes, esses têm de ser obrigatoriamente portugueses, a RTP não vai prescindir disso e acho muito bem. Sou a favor que a música posso vir do estrangeiro, que a língua até não seja a nacional, mas quem a canta para mim tem de ser do pais (pelo menos o vocalista principal).

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.