Slider

ESC2027: Chipre escolhe representante para o Festival Eurovisão 2027 na "próxima semana"


 Chipre poderá ser o primeiro país a anunciar o seu representante para o Festival Eurovisão 2027. A emissora pública CyBC deverá tomar uma decisão já na próxima semana, depois de avaliar as propostas apresentadas pelas editoras discográficas.


Segundo avança o portal grego Eurovisionfun, a comissão criada pela emissora pública cipriota deverá escolher o artista que representará o país no Festival Eurovisão 2027 já na próxima semana, entre 2 e 8 de novembro. A confirmar-se, o Chipre poderá voltar a ser o primeiro país a revelar o seu representante para a competição, que terá lugar em Burgas, na Bulgária.

O processo de seleção arrancou com um convite dirigido às editoras discográficas, que tiveram até 25 de outubro para apresentar as suas propostas. Posteriormente, uma comissão nomeada pela CyBC ficou responsável por avaliar as candidaturas e selecionar o artista considerado mais adequado para representar o país.

Até ao momento, foram divulgados seis nomes que estarão entre os candidatos à representação cipriota:

Josephine – Heaven Music
Anastasios Rammos – PANIK Records
Haris Savva – PANIK Records
Katerina Stikoudi – MINOS EMI
Giorgos Perris – MINOS EMI
Evangelia – MINOS EMI

Contudo, a lista poderá não estar completa, uma vez que poderão existir outras propostas que ainda não foram tornadas públicas.

Ao contrário dos últimos anos, em que o Chipre apostou numa seleção interna tanto do artista como da canção, o processo para 2027 deverá decorrer em duas fases. Depois da escolha interna do intérprete, a CyBC deverá lançar um convite público à apresentação de canções por parte de compositores e autores.

Entre as propostas recebidas, serão selecionados entre três e cinco temas, que serão interpretados pelo artista escolhido num espetáculo televisivo organizado pela emissora pública cipriota. A decisão final sobre a canção que representará o Chipre no Festival Eurovisão 2027 caberá ao público e a um júri, marcando o regresso da votação popular ao processo de seleção cipriota. Para já, não foi anunciada uma data para a realização do espetáculo, nem foram divulgados mais detalhes sobre o sistema de votação. 

Estreante em 1981, Chipre participou em 41 edições do Festival Eurovisão, falhando o apuramento para a final em oito ocasiões, sendo, desde a vitória portuguesa, o país com maior número de participações sem nenhuma vitória, tendo o segundo lugar em Lisboa como melhor resultado. Em Viena, NTIGONI representou o país com "Jalla": depois do apuramento em 10.º lugar, a candidatura alcançou o 19.º lugar na Grande Final com 75 pontos, fruto do 18.º lugar no júri (41) e o 14.º no televoto (34), não recebendo qualquer ponto de Portugal.

Este e outros artigos também no nosso Facebook, Twitter, Instagram e TikTok. Visite já!
Fonte: EurovisionFun / Imagem e Vídeo: Eurovision.
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.