Em nome da EBU/UER, Martin Green, diretor do Festival Eurovisão, reagiu à confirmação da participação dos Países Baixos em Burgas: "Valorizamos as conversas construtivas que tivemos com a NPO e esperamos trabalhar juntos para fortalecer o concurso".
O diretor do Festival Eurovisão, Martin Green, reagiu, em representação da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER), à confirmação da participação dos Países Baixos no Festival Eurovisão 2027.
"Estamos muito felizes em receber os Países Baixos de volta ao Festival Eurovisão da Canção em 2027.
Valorizamos as conversas construtivas que tivemos com a NPO e esperamos trabalhar juntos para fortalecer o Concurso como um local que realmente reflita o espírito de 'Unidos pela Música'.
Os Países Baixos participaram na primeira edição do Festival Eurovisão da Canção, em 1956. O seu propósito original permanece tão relevante hoje como sempre. Num mundo cada vez mais dividido, o Festival Eurovisão da Canção proporciona um espaço único para pessoas e países se unirem através da música, partilharem uma experiência comum e encontrarem ligações.
Com isso em mente, estamos muito felizes que os Países Baixos se juntem mais uma vez à família Eurovisão no palco em Burgas, em maio próximo.”
Estreante em 1956, os Países Baixos contam com 65 participações no Festival Eurovisão e com 5 vitórias no curriculum: 1957, 1959, 1969, 1975 e 2019. Depois da polémica desclassificação de JOOST e "Europapa" em Malmö, o país foi representado por Claude e "C'est la vie" no Festival Eurovisão 2025: após o 3.º lugar na semifinal, a candidatura ficou em 12.º na Grande Final com 175 pontos, fruto do 5.º lugar no júri (133) e o 15.º no público (42), recebendo 8 pontos de Portugal (3 do público e 5 do júri). Em 2026, os Países Baixos não estiveram a concurso no Festival Eurovisão em protesto para com a participação de Israel.

Sem comentários
Enviar um comentário