Slider

ESC2026: LELEK criticam comentários da KAN sobre a atuação no Festival Eurovisão 2026

As croatas LELEK criticaram a publicação da emissora israelita KAN: "Estamos perturbadas com os comentários feitos pela KAN, onde gozaram com a nossa cultura e com os sacríficios feitos pelas mulheres católicas oprimidas".


Depois de conquistar um dos dez lugares de acesso à Grande Final do Festival Eurovisão 2026, o grupo croata LELEK reagiu, nas redes sociais, a uma publicação da emissora israelita KAN no decorrer da primeira semifinal do concurso. "Estamos perturbadas com os comentários feitos pela emissora KAN, onde gozaram com a nossa cultura e com os sacrifícios feitos pelas mulheres católicas oprimidas" pode ler-se na imagem partilhada pela banda.

O grupo feminimo vai mais longe, realçando que "É especialmente perturbador ridicularizar mulheres que cantam sobre a dor e o sofrimento feminino, demonstrando uma completa falta de empatia e respeito pelo sofrimento de outras pessoas".

Na partilha a banda apresentou também um print screen da publicação da emissora israelita KAN onde pode ler-se a expressão "Quando se exagera nas tatuagens de henna em Eilat" em alusão às tatuagens apresentadas pelas artistas croatas que, anteriormente, já haviam revelado que os símbolos e as marcas na atuação estavam inspiradas no sicanje, uma tradição de tatuagens simbólicas historicamente usada por mulheres católicas em algumas regiões balcãs como forma de proteção contra sequestros e conversões forçadas durante o domínio otomano.


Este e outros artigos também no nosso Facebook, Twitter, Instagram e TikTok. Visite já!
Fonte: Lelek/ Imagem: Eurovision / Vídeo: Eurovision

2
( Hide )
  1. Anónimo17:01

    A organização irá ficar calada como tem feito até agora

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:44

    Convenhamos que um dos comentadores portugueses (José C. Malato) a chamar-lhes "bruxas" não foi mais elegante... Aliás, em mais do que uma ocasião os dois comentadores portugueses foram infelizes durante o seu trabalho (desconhecimento da atmosfera dos cafés vienenses ou da confusão internacional que, de facto, existe entre Áustria e Austrália - tratada com humor numa sequência do espetáculo - ou ainda do prestígio que o circo mantém na Áustria). Terem desta vez ficado em Lisboa não é desculpa para a falta de empenho nas suas intervenções.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.