Slider

Itália: Raf descarta participação no Festival Eurovisão 2026

 
Raf, representante italiano em 1987, descartará a participação no Festival Eurovisão 2026 em caso de vitória no Festival di Sanremo 2026: "O Festival Eurovisão não me agrada. É um circo, muitas vezes kitsch, onde a música quase fica em segundo plano".


A escassos dias do arranque do Festival di Sanremo 2026, certame cujo vencedor adquire o direito de representar Itália no Festival Eurovisão 2026, vários artistas concorrentes têm revelado a sua posição sobre a disponibilidade (ou não) da participação em Viena. Depois de Levante e Eddie Brock terem manifestado a sua indisponibilidade e Ermal Meta ter admitido a participação, há mais um artista a descartar a participação eurovisiva: Raf.

O representante italiano no Festival Eurovisão de 1987 ao lado de Umberto Tozzi garantiu que, em caso de triunfo com "Ora e per sempre" não tenciona participar em Viena, criticando a participação de Israel no concurso, mas também o rumo do Festival Eurovisão nos últimos anos.

"Levante tem toda a minha simpatia. Eu faço a mim próprio a mesma pergunta, para a qual não encontro resposta: porque Israel está a concurso, enquanto a Rússia foi excluída de todas as competições desportivas e do Festival Eurovisão?

Mas a razão pela qual posso afirmar com certeza que não irei é outra: o Festival Eurovisão não me agrada. É um circo, muitas vezes kitsch, onde a música quase fica em segundo plano. Quando fui em 1987 com Tozzi e "Gente di Mare", foi diferente; havia canções, havia a orquestra… Se tiver que ir com “Ora è per sempre”, a minha vontade será a de dizer: não, obrigado."


Concorrentes do Festival di Sanremo 2026
Tommaso Paradiso
Chiello
Serena Brancale
Filminacci
Ditonellapiaga
Fedez & Masini
Leo Gassman
Sayf
Arisa
Tredicipietro
Sal da vinci
Samurai Jay
Malika Ayane
Luchè
Raf
Bambole di Pezza
Ermal Meta
Nayt
Elettra Lamborghini
Michele Bravi
J-Ax
Enrico Nigiotti
Maria Antonietta & Colombre
Francesco Renga
Mara Sattei
LDA & Aka 7even
Dargen D’Amico
Levante
Eddie Brock
Patty Pravo



Com 48 participações desde 1956, ano de estreia do concurso, Itália é um dos países com melhores resultados no Festival Eurovisão, contando com 3 vitórias e 12 presenças no pódio eurovisivo. Segundo classificado no Festival di Sanremo 2025, Lucio Corsi adquiriu o direito de representar o país em Basileia depois da desistência de Olly. Com "Volevo essere un duro", o país terminou em 5.º lugar na Grande Final com 256 pontos, fruto do 4.º lugar no júri (159) e o 10.º no televoto (97), tendo sido o país mais pontuado por Portugal: 12 pontos do júri e 8 do televoto.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: EurovisionFun /Imagem e Vídeo: Eurovision.tv


0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.