Após o ensaio geral da primeira semifinal do Melodifestivalen 2026, alguns artistas expressaram o seu desconforto com as mudanças impostas na edição. A imprensa também criticou a mudança feita pela SVT.
Depois da realização do ensaio geral da primeira semifinal do Melodifestivalen 2026, a emissora sueca SVT tem sido alvo de críticas devido às alterações na dinâmica das galas para a edição deste ano: ao contrário dos anos anteriores, o Classificado Final, isto é, o candidato que se apurará no terceiro lugar para a repescagem, não será anunciado na transmissão da SVT1, mas sim no programa de pós-exibição da SVT Play.
Segundo escreve o ESC Insight, a nova dinâmica prevê que os artistas classificados entre o 3.º e o 6.º lugar na gala regressem ao palco durante 10 minutos, onde serão entrevistados pelos apresentadores, tal como acontecia anteriormente pelos candidatos finalistas. Após as entrevistas será então anunciado o apurado para a ronda de repescagem.
"Acho que nem todas as pessoas que estão a acompanhar a transmissão vão mudar para a aplicação (...) muitas acabarão por nem saber quem se apurou" admitiu Jacqline, uma das concorrentes da noite, enquanto Indra expressou que "gostaria de estar com a minha equipa ao meu redor aquando dos anúncios", frisando que "seria confortável tê-las por perto" em vez de subir ao palco sozinha.
A imprensa sueca também criticou as mudanças da SVT, comparando a situação com a mudança prevista para o anúncio dos finalistas do Festival Eurovisão em 2023. A nova dinâmica consistia na presença de todos os participantes em palco, com o anúncio de nove candidatos apurados, sendo que, no anúncio do último classificado, o ecrã estava dividido com todos os intérpretes restantes. As críticas levaram a EBU/UER a reverter a situação após a decisão.
Excertos dos ensaios da Semifinal 1 do Melodifestivalen 2026
1. Greczula - "Half of Me"
2. Jacqline - "Woman"
3. noll2 - "Berusade ord"
4. Junior Lerin - "Copacabana Boy"
5. Indra - "Beautiful Lie"
6. A*Teens - "Iconic"
Com 63 participações no Festival Eurovisão, a Suécia é um dos países com melhores resultados no histórico, contando com 7 triunfos (1974, 1984, 1991, 1999, 2012, 2015 e 2023). Em Basileia, o grupo KAJ representou o país com "Bara Bada Bastu": depois do 4.º lugar na semifinal, a candidatura sueca ficou em 4.º lugar na Grande Final com 321 pontos, fruto do 6.º lugar no júri (126) e o 3.º no televoto (195), recebendo 4 pontos do público português.

Sem comentários
Enviar um comentário