A emissora estatal da Roménia abriu as inscrições para o Selecția Națională 2026, final nacional para o Festival Eurovisão 2026. As semifinais decorrerão de 9 a 11 de fevereiro, com a Grande Final agendada para 4 de março.
Depois de ter confirmado o regresso ao Festival Eurovisão 2026, colocando um ponto final na ausência de duas edições do concurso, a emissora estatal da Roménia - TVR - anunciou, esta tarde, os principais detalhes do Selectia Nationala 2026, final nacional para o Festival Eurovisão 2026.
As inscrições para o formato abriram hoje, 14 de janeiro, e ficarão disponíveis até 2 de fevereiro AQUI, estando as mesmas disponíveis para qualquer artista, intérprete ou compositor independentemente da nacionalidade. Com as regras a basearem-se no regulamento da EBU/UER para o concurso internacional, a TVR apenas permite a inscrição de uma canção por intérprete, ainda que cada compositor possa concorrer com vários temas. Além disso, a TVR proibe qualquer recurso à inteligência artificial (IA) na criação dos temas.
A segunda etapa do processo decorrerá de 5 a 6 de fevereiro, com um júri a fazer a seleção dos temas que, de 9 a 11 de fevereiro, disputarão as semifinais do concurso, onde um júri especializado selecionará as 10 canções apuradas para a Final do Selectia Nationala 2026. Por fim, a gala final está agendada para 4 de março, onde o júri será o responsável por eleger o representante da Roménia no Festival Eurovisão 2026 em Viena.
Estreante em 1994, a Roménia conta com 23 participações no Festival Eurovisão, tendo o 3.º lugar de 2005 e 2010 como melhor resultado. Em Liverpool, Theodor Andrei representou a Roménia com "D. G. T. (Off and On)", tema que ficou em 15.º lugar na segunda semifinal do certame sem qualquer pontuação, sendo a pior classificação do país no concurso.

Sem comentários
Enviar um comentário