Em declarações à SÁBADO, a RTP reagiu ao anúncio de boicote de 17 músicos do Festival da Canção ao Festival Eurovisão 2026 e garantiu a participação no concurso internacional.
Depois da Assembleia Geral da EBU/UER ter validado a permanência de Israel no Festival Eurovisão, a RTP anunciou, em comunicado, que votou a favor das novas regras do Festival Eurovisão, confirmando também a participação de Portugal na próxima edição do concurso. A posição não foi seguida por outros países, com Espanha, Irlanda, Eslovénia, Países Baixos e Islândia a anunciarem a retirada do concurso.
Contudo, esta tarde, 17 músicos participantes no Festival da Canção 2026 anunciaram, num comunicado conjunto, que, em caso de triunfo na competição nacional, recusam a participação no Festival Eurovisão 2026 devido à participação de Israel no evento.
Em declarações à SÁBADO, fonte da estação avança a posição da RTP perante a recepção do boicote anunciado por vários concorrentes. "A RTP recebeu o comunicado de alguns autores convidados a participar na 60ª edição do Festival da Canção 2026" destacando que "independentemente da decisão dos artistas que subscrevem o comunicado, cujo teor compreendemos, a RTP vai voltar a organizar o Festival da Canção e reafirma que vai participar no Festival Eurovisão da Canção 2026, tal como a esmagadora maioria de países membros da EBU".
Com a posição da RTP e o anúncio dos artistas em questão, poderá acontecer que, pela primeira vez na história portuguesa no certame internacional, o vencedor do Festival da Canção não seja efetivamente o representante de Portugal no Festival Eurovisão.
Estreante em 1964, Portugal conta com 56 participações no Festival Eurovisão, tendo 47 presenças na Grande Final e a vitória de 2017 como melhor resultado. Em Basileia, os NAPA representaram o país com "Deslocado": depois do 9.º lugar na semifinal, onde alcançaram o inédito quinto apuramento consecutivo para Portugal, a banda madeirense alcançou o 21.º lugar na Grande Final com 50 pontos, fruto do 21.º lugar no televoto (13) e o 19.º no júri (37).
Fonte: Sábado/ Imagem: Eurovision.tv / Vídeo: Eurovision.tv

BIII, A RTP QUER MESMO BARULHO.
ResponderEliminarSe for preciso até mandam o Júlio Isidro à Euovisão. É o vale tudo .
ResponderEliminarOu seja, e por outras palavras, estão basicamente a dizer: "Participaremos dê por onde der e enviaremos um dos artistas que não tenha assinado o boicote, nem que esse artista tenha ficado nos últimos três lugares." É claro que após ter confirmado a participação no festival da Eurovisão, a RTP não pode agora dar o dito pelo não dito à EBU. Estas coisas não se fazem às três pancadas, há orçamentos e cada país participante contribui com uma quota no valor de dezenas de milhares de euros, o que repercute nos outros países e no concurso como um todo. Percebo tanto a posição dos artistas quanto a posição da RTP. A parte lamentável é o mau ambiente que se fará sentir no Festival da Canção e a possibilidade de enviarmos à Eurovisão uma música nada competitiva que ficará em último lugar.
ResponderEliminarSei la, mandam alguem por IA lol
ResponderEliminarQuando foi com a Rússia a RTP foi das primeiras emissoras a opôr a sua participação.
ResponderEliminarO próximo FdC vai ser ainda mais excitante! Agora estamos na dúvida: será que vai ganhar um boicotante ou será alguém disposto a nos representar?
ResponderEliminar