A eurodeputada e candidata à Presidência da República Catarina Martins saudou os artistas portugueses que anunciaram o boicote ao Festival Eurovisão 2026 e apelou à RTP para "reavaliar a sua posição" devido à presença de Israel no concurso.
No dia em que vários concorrentes do Festival da Canção 2026 anunciaram, em comunicado conjunto, que boicotarão o Festival Eurovisão 2026 em caso de vitória devido à presença de Israel no certame, o assunto foi também abordado no debate entre Catarina Martins e António Filipe, candidatos às próximas eleições presidenciais, na RTP1.
A eurodeputada e candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda (BE) à Presidência da República saudou "os músicos e artistas portugueses que disseram hoje que não participarão na Eurovisão, mesmo que ganhem o Festival da Canção, se Israel lá estiver", recordando que "a Rússia, quando invadiu a Ucrânia foi retirada da Eurovisão". Catarina Martins foi mais longe e apelou ainda, na própria antena da RTP, que a emissora pública portuguesa "reavalie a sua posição" relativamente à presença no formato.
António Filipe, deputado na Assembleia da República e apoiado pelo Partido Comunista Português (PCP) nas próximas eleições, associou-se à eurodeputada nessa matéria, "aplaudindo também a posição dos músicos" portugueses anunciada hoje.
Quero saudar os músicos e artistas portugueses que disseram que não participam na Eurovisão se Israel lá estiver em solidariedade com a Palestina.
— Catarina Martins (@catarina_mart) December 10, 2025
A RTP deve repensar a sua posição. pic.twitter.com/4s9AvzQKMz

E quando for os Jogos Olímpicos os atletas também vão fazer a mesma birra porque Israel irá participar? Só revela mistura de assuntos.
ResponderEliminar