Slider

Portugal: Bandidos do Cante admitem participação na Eurovisão com "responsabilidade, respeito e dignidade"

 
Os Bandidos do Cante, concorrentes no Festival da Canção 2026, admitiram a participação no Festival Eurovisão 2026: "Não sentimos que deva existir uma posição única em nome da banda sobre questões internacionais complexas. Cada um pensa por si, com respeito mútuo, e é dessa diversidade que também nasce a nossa música."

Depois do boicote anunciado por vários concorrentes do Festival da Canção 2026 ao Festival Eurovisão 2026 em caso de vitória devido à participação de Israel, conforme podes recordar AQUI, os Bandidos do Cante reagiram, nas redes sociais, admitindo a participação em Viena caso sejam escolhidos para representar Portugal no certame internacional.

"Acreditamos no poder das canções para aproximar pessoas, criar comunidade e lembrar-nos de quem somos" pode ler-se no post, referindo que, enquanto grupo, decidiram não tomar uma posição única: "Como grupo, temos sensibilidades e opiniões diferentes sobre temas que vão muito para lá da nossa arte. Por isso, não sentimos que deva existir uma posição única em nome da banda sobre questões internacionais complexas. Cada um pensa por si, com respeito mútuo, e é dessa diversidade que também nasce a nossa música.".

O grupo admite ainda que, em caso de escolha, representarão Portugal no Festival Eurovisão 2026 em Viena: "Se um dia o público e o júri entenderem que uma canção nossa deve vencer, representaremos Portugal com responsabilidade, respeito e dignidade. Levaremos connosco aquilo que nos define, o Cante, as raízes, a amizade e o sonho de levar o Alentejo aos quatro cantos do mundo. Sempre pela positiva, com espírito de união e com a consciência de que a música pode aproximar pessoas quando o mundo tantas vezes empurra no sentido contrário." escreveram, respeitando todas as formas de expressão e escolhas conscientes, "Defendemos todos os artistas, todas as formas de expressão e todas as escolhas conscientes. Há espaço para todos. Acreditamos que, no essencial, partilhamos o mesmo desejo: um mundo mais humano, mais solidário, com mais Música e, acima de tudo, em Paz".

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte/Imagem/Vídeo: BandidosdoCante
4
( Hide )
  1. Anónimo10:20

    E com isto carimbam o passaporte. Pelo menos vão ter o voto máximo no júri, porque a RTP não vai arriscar ter um manifesto político no festival ou um vencedor que, entre confetis e festejos, anuncie que não vai A Viena. Mas vão ser perseguidos por tomarem esta decisão, que também acarreta custos…

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:38

    O que eu não percebo é, pronto, os artistas escolheram boicotar, OK, muito bem, mas em que é que o boicote dos artistas contribui para melhorar a situação dos palestinianos?, para melhorar a vida deles no dia a dia?, ao boicotarem vai deixar de haver guerra?, vão deixar de passar fome e de dormir ao relento?, não serão os artistas um bocado impotentes para resolver este género de conflitos, digo isto, porque sinto que às vezes há coisas que me ultrapassam completamente, mas pronto, isto sou eu, é apenas uma opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:10

      Este é o tipo de comentário com que eu fico sempre estupefato - nesta altura do campeonato, qualquer que seja a reação internacional contra o regime genocida, por mínima que seja, será sempre uma forma de apoiar o povo palestiniano - mesmo que isso não vá melhorar diretamente e de forma resoluta o seu dia-a-dia.

      Eliminar
  3. Anónimo21:43

    Faço as minhas as palavras do anonimo 10:20 e o anonimo 11:38

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.