Slider

FC2026: Dinis Mota associa-se ao boicote e não participará no Festival Eurovisão em caso de triunfo

 
Dinis Mota, um dos autores do Festival da Canção 2026, anunciou, nas redes sociais, que não participará no Festival Eurovisão 2026 em caso de triunfo no concurso nacional: "Caso a participação de Israel continue a ser uma realidade, não participarei na Eurovisão".


Dias depois de vários autores do Festival da Canção 2026 terem anunciado um boicote conjunto ao Festival Eurovisão 2026 em caso de triunfo devido à participação de Israel no concurso internacional, o movimento conta com mais um autor: Dinis Mota. O anúncio do vencedor do Prova de Acesso foi feito através das redes sociais, com o comunicado completo em baixo:

É inequívoco que enquanto cidadão, músico, ser humano, sendo consciente das desigualdades e injustiças humanitárias que existem, nunca poderia estar do lado de um agressor. Sou completamente contra quem subjuga, quem maltrata, quem humilha ou agride outro ser humano.

Agradeço à RTP a oportunidade de participar no Festival da Canção e o respeito e carinho com que tenho sido acompanhado ao longo deste percurso. Dito isto, deixo claro que, caso venha a ser selecionado e caso a participação de Israel continue a ser uma realidade, não participarei na Eurovisão.

Como muitos músicos portugueses (acredito eu) sempre sonhei representar Portugal neste festival. Mas nunca nestas circunstâncias, nem enquanto vencedor, nem segundo, nem terceiro.

Não assinei atempadamente a declaração conjunta não por discordar dos seus princípios — estou solidário com os meus colegas — mas por acreditar que a música pode ser pensada como um instrumento ativo de paz, diálogo e ação, necessitando de tempo para uma tomada de posição que considerasse estar alinhada com os meus princípios.

Contudo, a música não pode parar. Reescrevamos, sim, a canção.

Neste sentido, dirijo-me aos meus colegas de Portugal, Espanha, Países Baixos, Eslovénia, Irlanda e Islândia, assim como a todos os que queiram fazer parte deste movimento. Proponho organizar na Áustria, na altura da Eurovisão ou data próxima, um concerto internacional, um momento onde ganhemos voz, revertendo todos os lucros para ajuda humanitária ao povo palestiniano. O mundo precisa de música, precisamos de renascer nestes momentos complexos, temos tempo e oportunidade de marcar a história pela força daquilo que é tão maior que o nosso individual. Mesmo com tudo o que se aponta de difícil, acredito que esta é a nossa chance.

Marquemos a nossa passagem neste mundo dando voz a quem não a tem.

Obrigado a todas e a todos. Para sempre convosco, Dinis.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: DinisMota/Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
3
( Hide )
  1. Anónimo03:20

    Quais são as cançoes este ano que podem ir á Eurovisão? Quantas é que vão mesmo estar em corrida? Pode haver uma situação que a Canção que representa Portugal pode ficar no semifinal no FdC?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:06

    Para mim um dos concorrentes mais talentosos do ano...ouçam a Diamonds dele.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:53

    Bravo Dinis!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.