Martin Green, diretor do Festival Eurovisão da Canção, emitiu um comunicado dirigido a todos os fãs do concurso: "Estamos comprometidos a fazer tudo o que pudermos para que, por mais 70 anos e além, o Festival Eurovisão da Canção continue a ser um lugar onde se criam amizades".
Com cinco boicotes anunciados ao Festival Eurovisão 2026 - Espanha, Irlanda, Países Baixos, Islândia e Eslovénia - Martin Green, diretor do Festival Eurovisão da Canção, emitiu um comunicado dirigido a todos os fãs do concurso internacional.
Caros fãs,
Sei que muitos de vocês estarão a sentir emoções fortes neste momento. Eu certamente estou, e é por isso que quis escrever-vos diretamente.
Também sei que sentem profundamente os acontecimentos no Médio Oriente e a forma como essas realidades se relacionam com o Festival Eurovisão da Canção. Ninguém pode deixar de ser tocado pelo que temos visto na região nos últimos anos. Alguns de vocês escreveram-nos, falaram publicamente ou expressaram indignação e dor perante aquilo que consideram ser silêncio face à tragédia. Quero dizer que vos ouvimos. Compreendemos porque sentem tão intensamente e também nos preocupamos.
O Festival Eurovisão da Canção nasceu há 70 anos – numa Europa dividida e fraturada – como um símbolo de união, paz e esperança através da música. Esses alicerces não mudaram, nem o propósito do Festival. Este Festival sobreviveu e prosperou apesar de guerras, convulsões políticas e fronteiras em mudança. Através de tudo isso, permaneceu um espaço onde pessoas de todos os cantos da Europa, e agora do mundo, podem reunir-se para celebrar criatividade e ligação, apesar do mundo à sua volta – e, em certo sentido, por causa dele.
Sabemos que muitos fãs querem que adotemos uma posição definida sobre acontecimentos geopolíticos. Mas a única forma de o Festival Eurovisão da Canção continuar a unir pessoas é assegurando que somos guiados pelas nossas regras, antes de mais.
Ao olharmos para o próximo ano, garantiremos que todos os organismos de radiodifusão participantes respeitam as regras da competição e, se não o fizerem, têm da minha parte a promessa pessoal de que não o toleraremos e denunciaremos essas situações.
Num mundo dividido, o Festival Eurovisão da Canção tem o privilégio de oferecer um espaço onde milhões podem celebrar aquilo que nos une. Um espaço onde a música está no centro. Um espaço que acolhe todos – quem quer que sejam, onde quer que estejam e quaisquer que sejam as vossas opiniões sobre o mundo que nos rodeia.
Quero dirigir-me especificamente aos fãs na Irlanda, Espanha, Islândia, Eslovénia e Países Baixos, dizendo que os vossos canais de televisão, tal como todos os nossos membros, tomaram a decisão que consideraram correta e contribuíram para o debate com grande dignidade. Todos nós respeitamos a sua posição e decisão. Continuaremos a trabalhar com eles como amigos e colegas, na esperança de que regressem ao Festival em breve.
Os nossos artistas, as nossas delegações e, sobretudo, os nossos fãs – cada um de vocês – são o coração deste Festival. Sabemos quanta dedicação existe a este evento, e como muitas das vossas vidas se constroem em torno da vossa paixão pela Eurovisão.
Estamos comprometidos a fazer tudo o que pudermos para que, por mais 70 anos e além, o Festival Eurovisão da Canção continue a ser um lugar onde se criam amizades, se aprendem línguas e se descobrem novos géneros e artistas.
Num mundo desafiante, podemos realmente estar Unidos pela Música.
Com amor e gratidão,
Martin Green CBE
Diretor do Festival Eurovisão da Canção

Só peço é que as canções de 2026 sejam bem melhores que as de 2025. 2025 foi um ano muito muito fraquito!!!
ResponderEliminar