A emissora belga RTBF decidirá "nos próximos dias" sobre a participação no Festival Eurovisão 2026. Por outro lado, a VRT já confirmou a transmissão do evento.
A Bélgica é o único país a concurso no Festival Eurovisão cuja participação é partilhada por duas emissoras estatais - RTBF e VRT - estando a participação em 2026 a cargo da RTBF que, recentemente, revelou que o "processo de seleção do representante belga para o próximo está está praticamente concluído". Contudo, no rescaldo da Assembleia Geral da EBU/UER, que ditou a permanência de Israel no Festival Eurovisão, a emissora belga adiou para os "próximos dias" a decisão sobre a participação em Viena.
Por outro lado, a emissora VRT emitiu um comunicado sobre o Festival Eurovisão 2026, lamentando a decisão da EBU/UER em "não fazer mais para restaurara o carácter unificador do concurso" mas realçando que "respeita a democracia entre os membros", confirmando assim a transmissão do concurso internacional no país, depois de ter ameaçado ponderar a decisão antes da Assembleia Geral.
A VRT observa a decisão da maioria dos membros da EBU/UER de não modificar a lista de participantes do Festival Eurovisão. Embora saudemos as alterações às regras de votação e ao processo de avaliação, gostaríamos de salientar que o cerne da discussão não diz respeito aos procedimentos de votação e lamentamos que a EBU/UER não esteja a fazer mais para restaurar o caráter unificador do concurso.
A VRT continuará a defender um compromisso mais claro com a paz, os direitos humanos e a compaixão no âmbito da EBU/UER. Isto está em consonância com os valores que defendemos enquanto emissora pública.
O nosso compromisso contínuo com o Festival Eurovisão permanece dependente de como a EBU/UER abordará essas preocupações nos próximos anos. A emissora pública flamenga definitivamente não participará do concurso no próximo ano, já que nosso país será representado pela RTBF. A VRT é membro da EBU/UER. Nesse sentido, é importante que respeitemos a democracia entre os membros, precisamente por causa dos valores que defendemos. Portanto, transmitiremos o Festival Eurovisão"

Sem comentários
Enviar um comentário