O Eurovision-Spain, organizador da PrePartyES, uma das maiores festas promocionais do Festival Eurovisão, emitiu um comunicado a anunciar o cancelamento da próxima edição da PrePartyES, evento que teria lugar a 3 e 4 de abril na La Riviera, em Madrid. O anúncio acontece dias depois do anúncio da RTVE, emissora espanhola, em boicotar o Festival Eurovisão 2026 devido à presença de Israel
COMUNICADO SOBRE A PREPARTYES
Hoje partilhamos uma das decisões mais difíceis da nossa história: cancelamos a PrePartyES 2026.
Este projeto nasceu para celebrar os valores fundadores da Eurovisão, como o respeito, a diversidade, a convivência e a união através da cultura.
Estes valores desapareceram. A UER consente um ambiente inseguro, manipulado e politizado, e não podemos desvincular o nosso evento dessa realidade sem trair a essência que o inspirou.
Para a PrePartyES, a edição de 2026 deveria ser especial: o nosso décimo aniversário. Merecia ser um evento único, livre e de celebração. Hoje sabemos que isso não seria possível. Não podemos festejar no contexto de um festival que se declarou cúmplice de um Estado genocida e da violação reiterada do seu próprio regulamento.
Dói-nos profundamente cancelar um encontro que, durante quase uma década, se tornou um lar, uma família e um ponto de união para milhares de fãs, artistas, profissionais e delegações. A PrePartyES transcendeu o festival, e não a celebrar este ano é um duro golpe para tod@s.
Ainda assim, acreditamos que esta decisão é um ato de responsabilidade. A Eurovision-Spain reitera o seu apoio à RTVE e ao resto das televisões que decidiram retirar-se num ato de coerência, dignidade e defesa perante a instrumentalização da Eurovisão.
Embora não seja um ponto final, aproveitamos para agradecer de coração ao público que confiou no evento, aos 338 artistas, às delegações europeias, aos patrocinadores, à sala La Riviera e às mais de 150 pessoas que tornaram possíveis as nove edições da PrePartyES.
Voltaremos.

Sem comentários
Enviar um comentário