A 95.ª Assembleia Geral da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) arranca hoje, 4 de dezembro, em Genebra.
A cidade de Genebra recebe hoje, 4 de dezembro, o primeiro dia da 95.ª Assembleia Geral da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER), com representantes das várias emissoras membros da associação. No decorrer da sessão, a EBU/UER apresentará as novas regras para o Festival Eurovisão que já foram anunciadas publicamente AQUI.
Na reunião, os membros "serão solicitados a considerar este pacote de medidas e salvaguardas e a decidir se são suficientes para atender às suas preocupações em relação à participação, sem que haja uma votação sobre o assunto". Contudo, caso os membros "considerem que as medidas não são suficientes", a EBU/UER revelou que existirá uma "votação sobre quem poderá competir".
De realçar que, nas últimas semanas, várias emissoras manifestaram a intenção de se retirar do Festival Eurovisão caso Israel seja autorizado a competir em Viena, como a RTVE (Espanha) e a RTVSLO (Eslovénia). Também a RÚV (Islândia), RTÉ (Irlanda) e AVROTROS (Países Baixos) manifestaram intenção de boicotar o evento, enquanto a RTBF e a VRT (Bélgica) tomarão a decisão após a Assembleia Geral.
No caso de Portugal, a RTP não tornou pública a sua posição sobre o assunto. Contudo, no regulamento do Festival da Canção, pode ler-se que a canção vencedora "fica habilitada" a representar Portugal no Festival Eurovisão, deixando em aberto a participação em Viena. De realçar que, ao contrário dos anos anteriores, os países terão até à próxima semana para confirmar a participação no Festival Eurovisão.
Sem comentários
Enviar um comentário