A RTP anunciou, esta noite, a recepção de 660 canções para o Festival da Canção 2026, certame cujo vencedor fica habilitado a representar Portugal no Festival Eurovisão 2026 em Viena. "São mais de 600 canções. São 660 para sermos rigorosos. Agradecemos a participação de todos" escreveu a RTP na publicação, comprometendo-se a revelar, posteriormente, o júri responsável pela seleção das seis canções que serão apuradas para o formato através dessa via.
Comparativamente ao ano passado, a RTP aumentou o número de submissões depois de ter registado 633 canções inscritas para a edição que foi ganha pelos NAPA, ainda que tenha ficado aquém das marcas de 2023 e 2024: 667 e 809, respetivamente.
Estreante em 1964, Portugal conta com 56 participações no Festival Eurovisão, tendo 47 presenças na Grande Final e a vitória de 2017 como melhor resultado. Em Basileia, os NAPA representaram o país com "Deslocado": depois do 9.º lugar na semifinal, onde alcançaram o inédito quinto apuramento consecutivo para Portugal, a banda madeirense alcançou o 21.º lugar na Grande Final com 50 pontos, fruto do 21.º lugar no televoto (13) e o 19.º no júri (37).

Meu deus! Que loucura! É muita cantiga!
ResponderEliminarGostava de ouvi-las a todas. Será possível nalgum lado?
ResponderEliminar