Mais de 200 artistas e organizações enviaram uma carta aberta à PBS devido ao uso de inteligência artificial no videoclip oficial de "I Believe", a canção representante do país no Festival Eurovisão Júnior 2025.
Dias depois de ter sido revelado o videoclip oficial de "I Believe", canção representante de Malta no Festival Eurovisão Júnior 2025, mais de 200 artistas e organizações enviaram uma carta aberta à PBS para criticar o uso da inteligência artificial no vídeo da candidatura.
A iniciativa acontece na sequência das recentes questões levantadas pelo sindicato Solidarjetà e pela Associação Maltesa da Indústria do Entretenimento e das Artes (MEIA) com os signatários da carta a descreverem o videoclip como "visualmente uniforme e narrativamente pouco original", frisando que o recurso à inteligência artificial ignora o talento criativo existente no país. A carta critica a posição da PBS, realçando que, em vez de dar oportunidade a profissionais criativos ávidos, a decisão foi "mais um golpe no setor criativo do país" que já enfrenta dificuldades pela escassez de recursos e reconhecimento.
A carta insta a PBS a dialogar de forma dignificativa com as entidades mencionadas anteriormente, de modo a criar diretrizes que impeçam a inteligência artificial de substituir o trabalho humano ou de reduzir os padrões artísticos. Contudo, até ao momento, a PBS não reagiu publicamente à carta.
Estreante em 2003, Malta conta com 20 participações no Festival Eurovisão Júnior. Depois do interregno em 2011 e 2012, o pequeno arquipélago venceu a competição em duas ocasiões (2013 e 2015), sediando o concurso no ano seguinte a cada vitória. Em Madrid, o país foi representado por Ramires Sciberras e "Still Ckejkna", terminando em 5.º lugar com 153 pontos, fruto do 8.º posto no júri (74) e o 3.º lugar na votação online (79), recebendo 5 pontos do júri português.

Sem comentários
Enviar um comentário