Cinco dos nove membros do Conselho de Administração da RÚV aprovaram uma recomendação que solicita à União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) que afaste Israel do Festival Eurovisão 2026.
O Conselho de Administração da emissora estatal da Islândia - RÚV - aprovou, esta tarde, por maioria, uma recomendação que solicita à União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) que afaste Israel da lista de participantes do Festival Eurovisão 2026. A proposta de recomendação foi aprovada por cinco dos nove membros do comité, num momento em que a RÚV discute se irá participar no concurso internacional caso a participação israelita seja autorizada.
"A EBU/UER reunir-se-à em Assembleia Geral nos dias 4 e 5 de dezembro. Entendo que, no dia 4 de dezembro, seja abordado o tema da participação de Israel e as regras da competição: nesse dia será apresentada a nossa recomendação. Então ficará completamente claro" frisou Stefán Jón Hafastein, presidente do Conselho de Administração da RÚV, explicando que a decisão final sobre a participação no Festival Eurovisão 2026 será tomada pelo Conselho após a Assembleia Geral.
Estreante em 1986, a Islândia conta com 37 participações no Festival Eurovisão, destacando-se as 28 presenças na Grande Final e o 2.º lugar alcançado nas edições de 1999 e 2009. Em Basileia, o país foi representado por VAEB e "Róa": depois do sexto lugar na semifinal, a dupla alcançou o 25.º (e penúltimo) lugar na Grande Final com 33 pontos, fruto do 26.º lugar no júri (0) e o 17.º no televoto (33).

Sem comentários
Enviar um comentário