Inês Marques Lucas, Rita Ribeiro, Miguel Ângelo, Fábio Silva e Teresinha Landeiro foram os responsáveis pela seleção dos candidatos oriundos da livre submissão do Festival da Canção 2026.
Depois do anúncio da lista de 16 autores concorrentes na próxima edição do Festival da Canção, formato cujo vencedor fica habilitado a representar Portugal no Festival Eurovisão 2026 em Viena, a RTP anunciou o júri de seleção dos temas oriundos da livre submissão de temas para a edição.
Inês Marques Lucas, semifinalista do Festival da Canção 2025, Rita Ribeiro, membro da equipa da RTP do Festival da Canção, Miguel Ângelo, vocalista dos Delfins e concorrente nas edições de 1985 e 2018, Fábio Silva, entusiasta do Festival da Canção e Festival Eurovisão, e Teresinha Landeiro, concorrente da edição de 2023, foram os responsáveis pela escolha dos 6 candidatos de entre as 660 canções submetidas para o formato.
Convites diretos da RTP
André Amaro
Bandidos do Cante
Bateu Matou
Cristina Branco
Djodje
EVAYA
Inês Sousa
Marquise
Livre Submissão
AGRIDOCE
Francisco Fontes
Gonçalo Gomes
Jacaréu
Rita Dias
Sandrino
Prova de Acesso
Dinis Mota
Convite dos NAPA
Nunca Mates o Mandarim
Estreante em 1964, Portugal conta com 56 participações no Festival Eurovisão, tendo 47 presenças na Grande Final e a vitória de 2017 como melhor resultado. Em Basileia, os NAPA representaram o país com "Deslocado": depois do 9.º lugar na semifinal, onde alcançaram o inédito quinto apuramento consecutivo para Portugal, a banda madeirense alcançou o 21.º lugar na Grande Final com 50 pontos, fruto do 21.º lugar no televoto (13) e o 19.º no júri (37).

Sem comentários
Enviar um comentário