O presidente da emissora estatal espanhola RTVE, José Pablo López, apresentará esta quinta-feira, 27 de novembro, às 15h00 (hora de Lisboa), a posição da emissora sobre a participação no Festival Eurovisão 2026, numa audição perante a Comissão Parlamentar Mista de Controlo do Congresso e do Senado. A comparência foi solicitada pelo senador Ramón Morales Quesada, que pretende obter esclarecimentos antes da Assembleia Geral da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER), marcada para o próximo mês.
A intervenção de José Pablo López ganha especial relevância após a decisão tomada em setembro pelo Conselho Administrativo da RTVE, que aprovou que Espanha se retiraria do concurso caso Israel fosse autorizado a competir na edição de 2026. Esta posição, que gerou debate dentro e fora da emissora pública, permanece no centro das atenções, sobretudo após a introdução das novas regras para o Festival Eurovisão da Canção 2026, anunciadas na semana passada.
Após o anúncio, a EBU/UER referiu, em declarações à SVT, que, no encontro de dezembro, solicitará a todos os membros ativos se as medidas implementadas "são suficientes para responder às suas preocupações relativamente à participação no evento", sendo que apenas será efetuada uma votação caso a maioria dos membros não concorde que "o pacote de medidas e salvaguardas" seja suficiente.

Sem comentários
Enviar um comentário