A partir de 2027, apenas os intérpretes com mais de 18 anos na data do concurso poderão competir no Festival Eurovisão.
A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) prepara-se para alterar uma regra do regulamento do Festival Eurovisão inalterada desde 1990: a idade mínima de participação no Festival Eurovisão passará a ser de 18 anos. O anúncio foi feito por Assaf Golan no Good Evening com Guy Pines, revelando que a entidade máxima do concurso pretendia implementar a mudança já para o concurso de 2026: contudo, tendo em conta que alguns processos de seleção já estavam em curso, vários países solicitaram o adiamento da mudança para a edição seguinte.
A confirmar-se a mudança, esta será a primeira alteração na regra da idade mínima desde 1990, ano em que a EBU/UER estabeleceu os 16 anos como a idade mínima de participação no evento. A imposição aconteceu após, em 1989, Nathalie Pâque, em representação de França, ter entrado para a história do concurso ao ter participado com apenas 11 anos, apenas 2 anos mais nova que Sandra Kim, cantora que, em 1986, sendo a mais jovem vencedora de sempre.
No caso português, apenas duas artistas representaram Portugal no Festival Eurovisão: Anabela e Sara Tavares, ambas com 16 anos em 1993 e 1994, respetivamente. Mais recentemente, Filipa Azevedo representou Portugal em 2010 já com 18 anos completos.

Sem comentários
Enviar um comentário