A final nacional da Moldávia para o Festival Eurovisão 2026 decorrerá a 17 de janeiro na Arena Chisinau, sendo a primeira vez que o evento será realizado numa arena. Ao contrário das últimas edições, as audições não serão transmitidas ao vivo.
Depois da EBU/UER ter confirmado, nas redes sociais, o regresso da Moldávia ao Festival Eurovisão 2026 após um ano de ausência, a TRM realizou uma conferência de imprensa onde revelou vários detalhes sobre a participação do país no concurso internacional do próximo ano.
Tal como nos anos anteriores, os representantes do país serão escolhidos através de uma final nacional agendada para 17 de janeiro sendo que, pela primeira vez, será realizada numa arena: na Arena Chisinau, espaço inaugurado em 2022 e com capacidade para 5 mil espectadores. Além disso, a TRM revelou que a tradicional ronda de audições não será transmitida ao vivo.
Serghei Orlov e Roman Burlaca serão os dois produtores da final nacional, tendo a missão de garantir que "a seleção apresentará um formato profissional, transparente e credível, que enfatiza o valor artístico e a competitividade internacional das canções". A submissão de temas poderão ser submetidas a partir de 7 de novembro, com o prazo a terminar a 7 de dezembro.
Além disso, a TRM anunciou que o júri da final nacional será formado por 20 elementos - 5 internacionais e 15 moldavos, com a emissora a pretender oferecer um prémio para apoiar a sua preparação para o Festival Eurovisão.
Participante desde 2005, a Moldávia participou no certame europeu em 19 ocasiões, registando 13 presenças na Grande Final e o 3.º lugar de 2017 como o melhor resultado. Em Malmö, o pais foi representado por Natalia Barbu e "In The Middle", tendo terminado em 13.º lugar na semifinal com 20 pontos, com 5 pontos de Portugal.

Sem comentários
Enviar um comentário