Slider

ESC2026: Conselho de Programação da MRT contra a participação no Festival Eurovisão 2026

  

O Conselho de Programação da emissora estatal da Macedónia do Norte - MRT - é contra a participação do país no Festival Eurovisão 2026.


Depois da retirada do concurso de 2023 devido aos efeitos da crise energética e económica no país, a emissora da Macedónia do Norte continua fora do Festival Eurovisão. Contudo, depois da transmissão das três galas de Basileia e dos anúncios dos regressos da Moldávia, Roménia e Bulgária, a MRT admitiu que iria discutir o possível regresso em 2026.

No entanto, na reunião de 27 de outubro, o Conselho de Programação da MRT recomendou que a emissora não regresse ao Festival Eurovisão (pelo menos) até 2027: "A posição do Conselho é de que a Macedónia do Norte não deve participar este ano, a fim de possibilitar a elaboração de uma estratégia abrangente para a participação em 2027. O Conselho avaliou que o Festival Eurovisão representa uma boa oportunidade para apresentar e promover o país, a sua cultura, a produção musical e os artistas, mas para alcançar este objetivo da forma correta, são necessárias uma estratégia clara, uma preparação detalhada e um apoio financeiro e de produção adequado. Entretanto, recomenda-se que a MRT se concentre em revitalizar e promover festivais de música nacionais, como o "Cvetnici" e o "Festival de Skopje", a fim de incentivar e promover autores e artistas nacionais.".

A reunião do Conselho de Programação aconteceu três dias antes da publicação do Plano Estrutural de 2026, onde constava que a participação no Festival Eurovisão 2026 "é uma questão sobre a qual a MRT ainda não tomou uma decisão final" apontando como motivos "a necessidade de uma avaliação cuidadosa das possibilidades de produção e financeiras, a consideração do conceito para a seleção e análise das participações anteriores". 

De realçar que, este ano, as emissoras terão até meados de dezembro para confirmar (ou não) a participação no Festival Eurovisão, com a data final a não ter sido revelada pela EBU/UER. Contudo, até ao momento, a MRT não revelou quando discutirá a posição final sobre o Festival Eurovisão 2026.

A Macedónia do Norte estreou-se no Festival Eurovisão em 1998, contando com 21 participações no concurso, tendo 9 presenças na Grande Final e o 7.º lugar de Tamara Todevska como melhor resultado. Em Turim, o país fez-se representar por Andrea e "Circles", tendo alcançado o 11.º lugar na semifinal 2 com 76 pontos, fruto do 10.º lugar no júri (56) e o 16.º no televoto (20), ficando fora da Grande Final por 20 pontos.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.