Slider

EYM2026: Noruega anuncia retirada inédita do Festival Eurovisão de Jovens Músicos

 


A emissora norueguesa NRK anunciou a desistência do Festival Eurovisão de Jovens Músicos de 2026. Esta é a primeira ausência do país desde 1982.


A emissora estatal da Noruega - NRK - anunciou, em comunicado, que não estará representada no Eurovision Young Musicians 2026, evento que será sediado em Yerevan, na Arménia, a 6 de junho do próximo ano. A confirmação significa que a emissora anfitriã da última edição e o país com mais participações no concurso estará ausente pela primeira vez da competição.

"A NRK decidiu não participar na próxima edição da competição. A NRK está a concentrar-se no desenvolvimento da nossa competição nacional - o Virtuos - e numa iniciativa de transmissão de talentos da música clássica (...) Continuamos a valorizar a nossa colaboração dentro da EBU/UER e permanecemos abertos a retornar ao EYM no futuro" frisou Ragnhild Veire, chefe de Música Clássica da NRK.

A Noruega competiu em todas as edições do Eurovision Young Musicians, exceptuando em 1984, visto que a Noruega competiu em conjunto com os países nórdicos de 1982 a 1984 e a Finlândia foi a entrada nórdica dessa edição. Em 2012, o país conquistaria o triunfo em Viena com Eivind Holtsmark Ringstad, tendo sediado as edições de 2000 e 2024 em Bergen e Bodo, respetivamente.

A próxima edição do Festival Eurovisão de Jovens Músicos será realizado a 6 de junho em Yerevan, na Arménia, sendo o terceiro evento eurovisivo a ser sediado na cidade. Arménia, Bélgica, Chéquia, Portugal e Suécia são os cinco país já confirmados, com Portugal a ser o único país a ter revelado a sua representante: a violinista Beatriz Li Rosão.


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: NRK/ Imagem: Google
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.