A emissora italiana RAI confirmou a participação no Festival Eurovisão 2026, com o vencedor do Festival di Sanremo 2026 a ser selecionado para representar o país em Viena.
Além disso, a RAI confirmou a dinâmica do concurso do próximo ano, mantendo as categorias Campioni e Nuove Proposte separadas e com 26 e 4 artistas, respetivamente. Na primeira noite, todos os 26 concorrentes apresentarão as suas propostas, com a sala de imprensa a ser responsável pelos resultados. Na segunda e terceira noites, metade dos artistas apresentarão novamente as suas propostas, com o júri de rádio e o televoto a dividirem, entre si, a votação final. A quarta noite será dedicada aos covers, com a votação a não influenciar o resultado final, enquanto a quinta (e última noite) voltará a contar com as 26 atuações, estando a votação a cargo do televoto, do júri de imprensa e o júri de rádio. Os cinco mais votados na junção das quatro galas apurar-se-ão para a SuperFinal, onde será repetida a votação das três vertentes, com o mais votado a ser declarado vencedor do Festival di Sanremo.
Com 48 participações desde 1956, ano de estreia do concurso, Itália é um dos países com melhores resultados no Festival Eurovisão, contando com 3 vitórias e 12 presenças no pódio eurovisivo. Segundo classificado no Festival di Sanremo 2025, Lucio Corsi adquiriu o direito de representar o país em Basileia depois da desistência de Olly. Com "Volevo essere un duro", o país terminou em 5.º lugar na Grande Final com 256 pontos, fruto do 4.º lugar no júri (159) e o 10.º no televoto (97), tendo sido o país mais pontuado por Portugal: 12 pontos do júri e 8 do televoto.

Sem comentários
Enviar um comentário