Elhaida Dani, diretora artística do Festivali i Këngës 64, revelou novos detalhes sobre a competição. A Final decorrerá a 20 de dezembro, sendo que existirá uma votação online internacional.
Depois da emissora estatal da Albânia - RTSH - ter revelado a lista de concorrentes do Festivali i Këngës 64, formato que será usado como plataforma de seleção para o Festival Eurovisão 2026, Elhaida Dani, diretora artística da competição, revelou novos detalhes sobre a edição deste ano do concurso.
Além de ter confirmado que a edição deste ano será sediada no Pallati e Kongreseve, em Tirana, a representante albanesa em 2015 revelou também que a competição decorrerá entre 17 e 20 de dezembro: nas duas primeiras noites serão apresentados os 28 artistas, sendo 18 artistas consagrados e 10 artistas emergentes, enquanto a terceira noite será uma noite de covers. Por sua vez, a Grande Final, agendada para 20 de dezembro, contará com uma votação tripartida: 50% estará a cargo de um júri profissional, 25% por televoto disponível na Albânia, Kosovo, Montenegro e Macedónia do Norte e 25% por votação online internacional, que estará disponível na aplicação FiK- Festivali i Këngës.
Estreante em 2004, a Albânia conta com 21 participações no Festival Eurovisão, registando 12 presenças na Grande Final e tendo o 5.º lugar de Rona Nishliu em 2012 como melhor resultado. Em Basileia, o país foi representado por Shkodra Elektronike e "Zjerm": após o segundo lugar na semifinal, a candidatura alcançou o 8.º lugar na Grande Final, o terceiro melhor resultado de sempre do país, com 218 pontos, fruto do 16.º lugar no júri (47) e o 5.º no televoto (173), recebendo 6 pontos de Portugal (4 do júri e 2 do televoto).

Sem comentários
Enviar um comentário