A emissora eslovena RTVSLO confirmou que apenas participará no Festival Eurovisão 2026 caso Israel seja afastado do certame: "Na Assembleia Geral da EBU/UER, a RTVSLO expressou a sua posição de que não participaria no Festival Eurovisão caso Israel participe devido ao genocídio em Gaza".
Depois de ter sido conhecidas as declarações da diretora-geral da RTVSLO na última reunião do Conselho Geral, dando quase como certa a retirada da Eslovénia do Festival Eurovisão, a emissora estatal da Eslovénia declarou que não participará no Festival Eurovisão 2026 caso Israel esteja representado no certame.
"Na Assembleia Geral da EBU/UER, realizada em julho no início de julho, a RTVSLO expressou a sua posição de que não participaria no Festival Eurovisão caso Israel participe devido ao genocídio em Gaza" pode ler-se numa declaração emitida pela emissora eslovena, refutando a ideia de que a participação no Festival Eurovisão está restrita às emissoras e não aos países, "A RTVSLO acredita que não apenas as emissoras públicas - como a israelita KAN que enfrenta desafios políticos no seu país - participam na Eurovisão, mas também os próprios países. Por exemplo, a Bélgica e a Alemanha não têm representantes separados para cada emissora pública - RTBF e VRT ou ZDF e ARD - mas sim um único representante conjunto em representação de todo um país".
Estreante em 1993, a Eslovénia conta com 30 participações no Festival Eurovisão, registando 17 presenças na Grande Final e o 7.º lugar de 1995 e 2001 como melhor resultado. Em Basileia, Klemen representou o país com "How Much Time Do We Have Left" tendo terminado em 13.º lugar na semifinal com 23 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal.

Mais intolerantes…
ResponderEliminarA Eslovénia ganhou o meu respeito. É impressionante como é que Israel ainda se mantém neste concurso. Começa a ser patético o justificar a sua presença neste evento...
ResponderEliminarConcordo plenamente
Eliminar