A RTP confirmou, esta manhã, a participação no Festival Eurovisão 2026 com a canção vencedora do Festival da Canção a "ficar habilitada a representar a RTP" no concurso.
A emissora nacional portuguesa RTP confirmou, esta manhã, a participação de Portugal no Festival Eurovisão 2026, com o regulamento do Festival da Canção 2026 a referir que a canção vencedora do certame fica "habilitada a representar a RTP no Eurovision Song Contest 2026".
De realçar que o regulamento sofreu algumas alterações comparativamente aos anos anteriores, face às mudanças nas regras da EBU/UER para o Festival Eurovisão 2026: devido à questão da participação de Israel, com vários países a protestar contra a presença do país no certame, as inscrições para o Festival Eurovisão poderão ser retiradas até dezembro sem qualquer penalização financeira.
Estreante em 1964, Portugal conta com 56 participações no Festival Eurovisão, tendo 47 presenças na Grande Final e a vitória de 2017 como melhor resultado. Em Basileia, os NAPA representaram o país com "Deslocado": depois do 9.º lugar na semifinal, onde alcançaram o inédito quinto apuramento consecutivo para Portugal, a banda madeirense alcançou o 21.º lugar na Grande Final com 50 pontos, fruto do 21.º lugar no televoto (13) e o 19.º no júri (37).
Fonte: RTP/ Imagem: Eurovision.tv / Vídeo: Eurovision.tv

Vão ficar do lado escuro da historia enquanto Espanha e outros decidem pelo humanismo, Portugal (ou melhor, alguns dos seus dirigentes) fecham os olhos ao humanismo e olham os cifrões.. que vergonha!
ResponderEliminarNão, não confirmou. Retiraram qualquer referência à Eurovisão à exceção daquela cláusula muito vaga que a canção vencedora fica "habilitada a participar".
ResponderEliminarMuito triste com a RTP, devíamos de boicotar a Eurovisão, tal como muitos outros estão a fazer.
ResponderEliminarA RTP apenas confirmou que vai haver Festival da Canção em 2026, nada mais, em nenhuma parte dos anúncios referem que a RTP marcará presença na ESC2026 e (como foi referido)o regulamento do FdC foi alterado, desvinculando a vitória no FdC da participação na ESC.
ResponderEliminarA Maria Ferreira da RTP já veio dizer que a participação não está confirmada
ResponderEliminarQue eu saiba Portugal (e a RTP ainda) não é apoiante do Hamas!!! Era só o que mais faltava!
ResponderEliminarNão concordo que a RTP o tenha confirmado. Muito pelo contrário. No ano passado, o regulamento tinha uma secção "Festival Eurovisão" sobre como o prémio do vencedor era participar na Eurovisão e entrando em detalhe nos procedimentos em caso de vitória. Este ano, essa secção passou a chamar-se "Canção vencedora" e é muito curta, dizendo apenas que o prémio são 1500€ e referindo apenas que "A canção vencedora fica habilitada a representar Portugal no ESC". É uma mudança muito significativa e dá-me impressão de que a RTP escreveu esse regulamento já a preparar-se para qualquer cenário, e a antecipar a possível não-participação de Portugal.
ResponderEliminarDe facto eu vejo muita gente a postar nas redes sociais os países que disseram que vão boicotar a proxima edição devido a Israel, e vários incluem Portugal.
ResponderEliminarMas não se ve em lado nenhum qualquer referencia a isso.
Falso. Já foi tempo que o escportugal confirmava os rumores diretamente com a RTP. Agora é isto: ler o escportugal é como ler caixas de comentarios
ResponderEliminarAntes também assinavas os comentários e usavas a tua conta verdadeira nas redes sociais. Agora usas o anonimato. Tudo muda nesta vida :)
EliminarAcho que a RTP ainda não decidiu nada e que tudo dependerá da vontade do vencedor do FdC de querer participar ou não.
ResponderEliminarApoio a decisão da RTP de participar na Eurovisao. Os ditos "humanistas" colocaram a humanidade na gaveta quando massacraram famílias inteiras no 7 de outubro. Não os vi manifestarem-se em frente à embaixada Rússia nos últimos 4 anos. ...É uma hipocrisia...
ResponderEliminar