A decisão final sobre a participação da Islândia no Festival Eurovisão 2026 apenas será tomada após a decisão da participação de Israel no concurso, destacou o presidente da RÚV.
Depois de ter manifestado o seu apoio à EBU/UER caso a entidade decida excluir Israel do Festival Eurovisão, bem como de ter apresentado várias considerações à entidade máxima do concurso acerca do país, a Islândia confirmou a participação no Festival Eurovisão 2026, com a abertura de inscrições para o Söngvakeppnin 2026. Contudo, a participação da Islândia no Festival Eurovisão 2026 continua incerta, garante o presidente da RÚV, Stefán Jón Hafstein.
"Houve uma reunião geral na EBU/UER em julho e houve críticas, inclusive nossas, relativamente à permissão da participação de Israel. Foi decidido nessa reunião iniciar uma espécie de consulta junto das várias emissoras" frisou, realçando que nenhuma votação foi realizada, "Um diplomata foi designado. Quando ficou claro que o prazo para a inscrição terminaria no próximo mês, dissemos que não estávamos pronto para isso a menos que houvesse uma reserva... E a reserva é que este processo de consulta sobre Israel seja aceitável e que leve a um resultado aceitável para nós".
Face ao prolongamento do prazo de inscrição, a RÚV decidiu avançar com o processo de seleção mas mantendo claro que a participação em Viena não é certa: "Sabemos que muitos estão a decidir se querem ou não incluir Israel na competição, mas não precisam de anunciar a sua participação até dezembro. Nós iremos continuar com o processo e anunciar os participantes no concurso. Só não sabemos se isso [a participação na Eurovisão] irá acontecer" destacando que a decisão final será tomada após a conclusão do processo de consulta da EBU/UER, "Mas deixamos claro que há uma reserva para a nossa participação (...) Não me atrevo a dizer: só sei que fomos completamente unânimes [no Conselho de Administração] em fazer essa reserva".
Estreante em 1986, a Islândia conta com 37 participações no Festival Eurovisão, destacando-se as 28 presenças na Grande Final e o 2.º lugar alcançado nas edições de 1999 e 2009. Em Basileia, o país foi representado por VAEB e "Róa": depois do sexto lugar na semifinal, a dupla alcançou o 25.º (e penúltimo) lugar na Grande Final com 33 pontos, fruto do 26.º lugar no júri (0) e o 17.º no televoto (33).

Sem comentários
Enviar um comentário