A emissora da Islândia abriu as inscrições para o Söngvakeppnin 2026 e confirmou a participação do país no Festival Eurovisão 2026.
Depois de ter manifestado o seu apoio à EBU/UER caso a entidade decida excluir Israel do Festival Eurovisão, bem como de ter apresentado várias considerações à entidade máxima do concurso acerca do país, a Islândia confirmou a participação no Festival Eurovisão 2026. A confirmação, que aconteceu após o anúncio da EBU/UER sobre o alargamento do prazo de retirada dos concorrentes, foi feita através do site oficial da RÚV com um banner a anunciar a abertura de inscrições para o Söngvakeppnin 2026.
Ainda que o regulamento do formato não tenha sido revelado, as inscrições para a final nacional já estão disponíveis para os cidadãos islandeses através da plataforma Mitt RÚV, permanecendo abertas até 23 de setembro.
De realçar que, a confirmar-se a participação do país no Festival Eurovisão 2026, a transmissão do formato por parte da RÚV poderá sofrer alterações: no dia da Grande Final, 16 de maio de 2026, decorrem as eleições locais no país, estando também previsto a realização do referendo acerca da adesão da Islândia à União Europeia. A cobertura televisiva do concurso, que regista habitualmente shares superiores a 90%, poderá ser diminuída e/ou transferida para o canal secundário em prol da cobertura dos resultados eleitorais.
Estreante em 1986, a Islândia conta com 37 participações no Festival Eurovisão, destacando-se as 28 presenças na Grande Final e o 2.º lugar alcançado nas edições de 1999 e 2009. Em Basileia, o país foi representado por VAEB e "Róa": depois do sexto lugar na semifinal, a dupla alcançou o 25.º (e penúltimo) lugar na Grande Final com 33 pontos, fruto do 26.º lugar no júri (0) e o 17.º no televoto (33).

Sem comentários
Enviar um comentário