Slider

ESC2026: Eslovénia admite saída da Eurovisão depois de "ser novamente ignorada" pela EBU/UER

A emissora eslovena RTVSLO admite retirar-se do Festival Eurovisão após "ser novamente ignorada" pela EBU/UER: "Ao que tudo indica, não participaremos no Festival Eurovisão".


A participação da Eslovénia no Festival Eurovisão continua, cada vez, mais improvável. A garantia foi dada por Ksenija Horvat, diretora da emissora estatal eslovena RTVSLO, na 23.ª Sessão Ordinária do Conselho da RTVSLO a 27 de agosto, frisando que "é muito provável" que o país não participe no Festival Eurovisão de 2026.

Ksenija Hovart explicou que a emissora pública tencionava avançar com um novo projeto de entretenimento para o outono, inspirado em competições musicais como o EMA Fres, para servir como pré-seleção ou pré-competição do EMA. "Como sabem, muita coisa aconteceu desde abril... Fizemos vários apelos à União Europeia de Radiodifusão para que dialogasse mais com as televisões mais pequenas sobre as regras de participação. Enviámos perguntas e propostas concretas, como no ano passado, mas fomos praticamente ignorados outra vez" lamentou.

A diretora da emissora estatal frisou que o cancelamento do formato está confirmado, "também devido ao factor financeiro" e "com a intenção de apostar na continuidade do Joker que tem sido um sucesso de audiências", sendo que a participação no Festival Eurovisão poderá ser afetada pelos cortes orçamentais, "Parte dos fundos do cancelamento do programa serão direcionados para o programa de Ano Novo, cujo cenário reutilizaremos para um programa do próximo ano. Claro que também haverá poupança, visto que já fomos pressionados a cortar gastos em todos os setores.".

Contudo, apesar de ser pouco improvável a participação em Viena, a decisão apenas acontecerá nas próximas semanas: "Se não houver acordo sobre um sistema justo de participação, não participaremos na Eurovisão. Há vários factores em causa, mas o principal é que, ao que tudo indica, não participaremos no Festival Eurovisão 2026".

Estreante em 1993, a Eslovénia conta com 30 participações no Festival Eurovisão, registando 17 presenças na Grande Final e o 7.º lugar de 1995 e 2001 como melhor resultado. Em Basileia, Klemen representou o país com "How Much Time Do We Have Left" tendo terminado em 13.º lugar na semifinal com 23 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: RTVSLO / Imagem: Google / Vídeo: Eurovision.tv

0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.