A emissora australiana SBS confirmou, ontem, a sua participação no Festival Eurovisão 2026, naquela que será a sua 11.ª participação no concurso internacional. A confirmação foi feita durante o evento anual Upfronts, no Hordern Pavillion em Sydney, com a emissora a revelar a sua programação para o próximo ano. Além disso, a SBS revelou que Tony Amstrong e Courtney Act serão os comentadores do concurso em maio.
Contudo, apesar da confirmação da participação, a emissora australiana não revelou se optará novamente por uma seleção interna - conforme aconteceu nos últimos três anos - ou se voltará a apostar na sua final nacional, o Eurovision - Australia Decides, que foi realizada em três ocasiões (2019, 2020 e 2022).
De realçar que, ao contrário dos restantes países, a Austrália precisa de um convite especial para a participação no Festival Eurovisão, visto que a SBS não é um Membro Ativo da EBU/UER, mas apenas um Membro Associado. Entre 2019 e 2023, a emissora australiana e o organismo internacional tinham um acordo a garantir a participação do país sendo que, desde então, o acordo é negociado todos os anos.
A Austrália estreou-se no Festival Eurovisão em 2015, tendo como melhor resultado o 2.º lugar em 2016, ano em que foi representada por Dami Im e "Sound of the Silence". Em Basileia, o país foi representado por Go-Jo e "Milkshake Man", com a candidatura a terminar em 11.º lugar com 41 pontos, a 10 pontos do apuramento para a Grande Final, repetindo a classificação e a pontuação obtidas em Malmö.

Sem comentários
Enviar um comentário