A EBU/UER realizará, em novembro, uma votação para determinar se Israel poderá competir no Festival Eurovisão 2026.
A participação de Israel no Festival Eurovisão do próximo ano continua a ser um dos destaques da pré-temporada eurovisiva e um dos maiores desafios para a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) que continua a ser confrontada com opiniões diferentes entre os membros efetivos, com várias ameaças de boicote de parte a parte. Contudo, ao contrário do esperado, a decisão poderá acontecer antes de dezembro.
Segundo avança o jornal austríaco Kronen Zeitung, a presidente da EBU/UER, Delphine Ernotte-Cunci, confirmou que será feita uma votação sobre a participação da emissora israelita KAN no Festival Eurovisão da Canção em novembro. Na carta revelada pelo jornal foi revelado que Petr Dvořák, ex-presidente da EBU/UER, foi encarregue de elaborar um relatório sobre o Festival Eurovisão 2026 com base no feedback das emissoras associadas. No relatório, foram compartilhadas diversas opiniões dos membros e, como resultado, foi identificado que "não seria possível chegar a uma posição consensual sobre a participação da KAN".
"Considerando que a União nunca enfrentou uma situação de divisão como esta antes, o Conselho concordou que esta questão merecia uma base democrática mais ampla para uma decisão, na qual todos os membros deveriam ter voz
Consequentemente, o Conselho decidiu organizar uma sessão extraordinária da Assembleia Geral que ocorrerá online no início de novembro para os membros votarem sobre a questão da participação no Festival Eurovisão da Canção 2026."
Não existe, neste momento, uma maioria clara de países contra a participação de Israel e até lá, Israel irá fazer tudo a seu alcance para tentar que a maioria vote a favor da permanência.
ResponderEliminar