Depois de semanas de incerteza e declarações públicas dos responsáveis da emissora estatal do Estado de São Marino - SMRTV - que colocaram em dúvida a continuação do país no Festival Eurovisão, a participação de São Marino no Festival Eurovisão 2026 foi confirmada através de uma resolução do Conselho de Estado, datada de 8 de julho, conforme avança o jornal L'Informazione.
Ainda que o último lugar de Gabry Ponte em Basileia tenha levado a várias críticas da SMRTV ao sistema de votação, com a emissora a confirmar discussões com outros países e a organização, o Governo de São Marino decidiu manter o compromisso e assegurar a participação do país, alocando a verba de 350 mil euros para a participação eurovisiva, com 230 mil euros destinados à San Marino RTV e os restantes 120 mil à Media Evolution, que continuará a gerir o processo de seleção.
A Resolução nº 28, que ainda aguarda a aprovação formal da Comissão de Controlo das Finanças Públicas, assegura também a realização do San Marino Song Contest, na designação do Una Voce Per San Marino, que é usada como final nacional do país desde 2022.
São Marino estreou-se no Festival Eurovisão em 2008, contando com 15 participações desde então e 4 presenças na Grande Final (2014, 2019, 2021 e 2025), tendo como melhor resultado o 19.º posto de Serhat em Telavive. Em 2025, Gabry Ponte representou São Marino com "Tutta L'Italia": depois do 10.º lugar na semifinal, o DJ alcançou o 26.º (e último) lugar na Grande Final com 27 pontos, fruto do 25.º lugar no júri (9) e o 20.º no público (18), onde recebeu os 12 pontos do televoto italiano.

Sem comentários
Enviar um comentário