A emissora estatal da Albânia - RTSH - confirmou, recentemente, ao ESCToday que estará a concurso na próxima edição do Festival Eurovisão em 2026, naquela que será a sua vigésima primeira participação eurovisiva, com o Festivali i Këngës, que decorrerá em dezembro, a ser usado como plataforma de seleção dos seus representantes.
Depois da confirmação e do anúncio de Elhaida Dani como diretora artística, a RTSH revelou que as inscrições para o concurso abrem a 1 de setembro e ficarão abertas até 30 de setembro. No regulamento disponibilizado, a RTSH exige que as canções não sejam reveladas antes do concurso e que não ultrapassem os 4 minutos de duração, sendo que todas as composições que tenham sido criadas com recurso à inteligência artificial (IA) serão automaticamente desclassificadas. As datas e o formato da competição ainda não foram anunciadas, sendo esperados novos detalhes nas próximas semanas.
Estreante em 2004, a Albânia conta com 21 participações no Festival Eurovisão, registando 12 presenças na Grande Final e tendo o 5.º lugar de Rona Nishliu em 2012 como melhor resultado. Em Basileia, o país foi representado por Shkodra Elektronike e "Zjerm": após o segundo lugar na semifinal, a candidatura alcançou o 8.º lugar na Grande Final, o terceiro melhor resultado de sempre do país, com 218 pontos, fruto do 16.º lugar no júri (47) e o 5.º no televoto (173), recebendo 6 pontos de Portugal (4 do júri e 2 do televoto).

Sem comentários
Enviar um comentário