A Roménia receberá em outubro a primeira edição do Normania Eurovision Songwriting Camp com a organização a promover o regresso do país ao Festival Eurovisão. A TVR foi convidada para o evento mas ainda não confirmou a participação.
Organizado por Ovi Jacobsen – representante romeno na Eurovisão em 2010 e 2014 – em parceria com Daniel Antonescu (N-Tone) e os produtores escandinavos Carl-Henrik Wahl e Jonas H. Jensen (The Woods), o evento reunirá compositores, produtores, letristas e artistas da Roménia, Europa e outros continentes. Durante cinco dias, os participantes irão compor e produzir canções com vista às várias seleções nacionais para a Eurovisão 2026, com especial atenção à Roménia.
A emissora pública TVR foi convidada a assistir ao evento, mas ainda não confirmou a sua participação. A relação entre a estação e a indústria musical romena tem estado fragilizada nos últimos anos, e isso tem sido apontado como um dos principais entraves ao regresso do país ao certame europeu. Este novo acampamento surge como uma tentativa da cena musical romena de revitalizar o interesse nacional pelo concurso e de restaurar a confiança entre os criadores musicais e a televisão pública. Em declarações anteriores, Dan Turturică, diretor da TVR, reconheceu que a má relação com as produtoras e a falta de autonomia na escolha de músicas de qualidade são fatores que dificultam uma participação competitiva na Eurovisão.
Estreante em 1994, a Roménia conta com 23 participações no Festival Eurovisão, tendo o 3.º lugar de 2005 e 2010 como melhor resultado. Em Liverpool, Theodor Andrei representou a Roménia com "D. G. T. (Off and On)", tema que ficou em 15.º lugar na segunda semifinal do certame sem qualquer pontuação, sendo a pior classificação do país no concurso.

Sem comentários
Enviar um comentário