Slider

Integrantes das Buranovskiye Babushki adicionadas à lista negra de artistas da Ucrânia

 


Três integrantes do grupo Buranovskiye Babushki, conhecido como as avózinhas russas, integram a lista negra de artistas da Ucrânia: duas das cantoras já faleceram. Também a cantora Yulia Samoylova, representante do país em 2018, está proibida de entrar na Ucrânia.

Desde a invasão e consequente anexação da península da Crimeia, o governo ucraniano com uma lista de artistas e cidadãos russos que estão proibidos de entrar em território da Ucrânia, sendo uma política contínua de isolamento cultural adoptada por Kiev para com os artistas russos que tenham, de alguma forma, apoiado ou legitimado a presença da Rússia em territórios ucranianos ocupados. 

Contudo, ainda que não tenha sido revelada a data de inclusão, a lista negra da Ucrânia conta com três nomes eurovisivos: Katherina Shklyaeva, Natalya Pugacheva e Galina Koneva, três integrantes das Buranovskiye Babushki, grupo representante da Rússia no Festival Eurovisão 2012. A inclusão das artistas estará relacionado com a suposta participação das mesmas em eventos culturais realizados na Crimeia e em regiões do leste da Ucrânia sob controlo russo, infringindo assim as leis ucranianas que proíbem a entrada em tais territórios sem autorização do governo ucraniano.

No entanto, a inclusão das artistas causou alguma polémica tendo em conta que duas delas... já faleceram: Katherina Shklyaeva faleceu em 2024, enquanto Natalya Pugacheva morreu em 2019. Vários analistas consideram a inclusão das artistas na lista como um gesto simbólico da posição inflexível da Ucrânia quanto à defesa da sua integridade territorial e à condenação de ações culturais vistas como legitimação da ocupação. Na mesma lista está também Yulia Samoylova, representante da Rússia em Lisboa, que, no ano anterior, causou polémica na competição: escolhida para representar o país em Kiev, a artista foi proibida pelo governo da Ucrânia em entrar no país devido a uma atuação na Crimeia, com a Rússia a optar por retirar-se do certame.

O grupo Buranovskiye Babushki representou a Rússia no Festival Eurovisão 2012, em Baku, com "Party for everybody". Depois do triunfo na semifinal 1, o grupo alcançou o 2.º lugar na Grande Final com 259 pontos, fruto do 11.º lugar no júri (94) e o 2.º no televoto (332), recebendo 8 pontos de Portugal.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte e Imagem: EurovisionFun/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.