A Ucrânia é o mais recente país a confirmar a participação no Festival Eurovisão Júnior 2025. A final nacional terá lugar em outubro.
A emissora pública ucraniana - Suspilne - confirmou oficialmente a participação da Ucrânia no Junior Eurovision Song Contest 2025, que terá lugar em Tbilissi, capital da Geórgia. Em simultâneo, foi dado início ao processo de candidaturas para a seleção nacional, que decorrerá até ao dia 10 de julho.
Pelo terceiro ano consecutivo, Svitlana Tarabarova assume o papel de diretora musical da seleção ucraniana. "É uma grande honra e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade ser novamente a produtora musical da seleção ucraniana para o Junior Eurovision. Este não é apenas um concurso — é uma oportunidade para crianças talentosas de todo o país mostrarem o seu potencial, darem-se a conhecer num grande palco e sentirem apoio e confiança nas suas capacidades."
De acordo com o regulamento divulgado, os participantes devem ter entre 9 e 14 anos, sendo aceites candidaturas individuais, duetos ou grupos. Cada candidato deve submeter um vídeo de apresentação e dois vídeos com interpretações de canções conhecidas. É também possível concorrer com uma canção original, embora tal não garanta passagem à fase seguinte. Essas canções não podem ter sido publicadas antes de 1 de maio de 2025 e devem ter, pelo menos, 60% da letra em ucraniano. Caso um candidato com canção original chegue à final, a Suspilne reserva-se o direito de alterar o tema.
Após o fecho das candidaturas, até 15 artistas serão selecionados e anunciados até 22 de julho. Estes integrarão uma fase de formação intensiva intitulada “Escola das Estrelas”, durante a qual receberão preparação em performance e interpretação. Com base nas avaliações dos especialistas, seis finalistas serão escolhidos para disputar a final nacional. Pela primeira vez, o sexto finalista poderá ser um grupo criado durante a “Escola das Estrelas”, formado por candidatos que, individualmente, não tenham avançado. A final da seleção nacional da Ucrânia está agendada para o mês de outubro.
Até ao momento, o Festival Eurovisão Júnior 2025 conta com a confirmação provisória de doze países: Albânia, Croácia, Espanha, Geórgia, Irlanda, Itália, Macedónia do Norte, Países Baixos, Polónia, Portugal, São Marino e Ucrânia. Por outro lado, a Alemanha e a Estónia confirmaram a retirada do concurso, tendo participado em 2024, enquanto Austrália, Bélgica, Eslovénia, Grécia, Israel e Suécia confirmaram que não regressarão ao evento em 2025.
Estreante em 2006, a Ucrânia participou por 19 ocasiões no Festival Eurovisão Júnior, tendo ganho a edição de 2012 com Anastasiya Petryk e "Nebo". Com dois segundos lugares no curriculum, em 2008 e 2013, o país organizou também a competição em 2009 e 2013. Em 2024, Artem Kotenko representou o país com "Hear Me Now", tendo terminado em 3.º lugar com 203 pontos, fruto do 2.º lugar no júri (122) e o 2.º no público (81), tendo recebido 7 pontos de Portugal.
Fonte: UA:PBC / Imagem/Vídeo: JuniorEurovision.tv
Sem comentários
Enviar um comentário