A participação de Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2025 custará 244 mil euros à RTP. A informação foi divulgada pelo Conselho de Administração da RTP ao Polígrafo, da SIC. Esta divulgação surgiu depois do Polígrafo ter atestado a veracidade de um TikTok que afirmava que o custo era de 400 mil euros.
A RTP desmentiu esse número e afirmou que “o custo da comitiva para a edição de 2025 é de 101 mil euros. A este valor acresce o fee [taxa] de participação da RTP no Eurovision Song Contest 2025 de 143 mil euros, tal como acontece com os restantes países participantes”, detalhou o presidente do Conselho de Administração da RTP, Nicolau Santos.
Este orçamento de 101 mil euros inclui as viagens, alojamento, alimentação de toda a comitiva, aluguer da cabine de comentadores no recinto, o cachet dos artistas e dos jurados nacionais que votam no concurso, o guarda-roupa dos artistas, a produção técnica do áudio da canção e o ambiente gráfico em palco.
O Conselho de Administração da emissora pública explicou ainda que o orçamento para 2025 “é semelhante” ao de edições anteriores, “considerando as naturais diferenças do custo de vida de cada país organizador”.
Conclui-se então que o orçamento para a participação portuguesa na Eurovisão 2025 não é de 400 mil euros. O montante gasto com a participação de Portugal no concurso, já incluíndo a taxa de participação, é de cerca de 244 mil euros.
Em jeito de comparação, a Grécia divulgou que gastará 402 mil euros e Israel 1 milão de euros. Espanha investiu 595 mil euros em 2024 e a Irlanda quase 400 mil euros também em 2024.
É a primeira vez que a RTP revela o custo de participação na esc? Não me lembro de os valores terem sido anunciados noutros anos.
ResponderEliminarAcho que é a primeira vez e tudo porque alguem no Tik Tok quis criar uma onda de indignação porque "gastaram 400 mil euros!" Quando é obvio que a cenografia é das mais baratas (só é mais barata a da Ucrania)
Eliminarem 2005 custou 250 mil euros...Não houve festival rtp da canção houve uma estratégia de encomenda da canção participante, e a RTP foi obrigada a fazer um video clip e a anunciar os custos.
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