Slider

Albânia: Figurino de Beatrice dos Shkodra Elektronike inspirado na lenda de Rozafa

 

O figurino usado por Beatrice dos Shkodra Elektronike é inspirado na lenda de Rozafa, lenda associada ao Castelo de Shkodra.


Com a realização do primeiro ensaio individual e a revelação dos figurinos numa gravação nos bastidores nas redes sociais, os Shkodra Elektronike confirmaram a inspiração na lenda de Rozafa nos figurinos escolhidos para o Festival Eurovisão 2025. A lenda, uma das mais conhecidas na Albânia, está associada ao Castelo de Shkodër, castelo da cidade da banda que representa o país em Basileia.

Segundo a lenda, aquando da construção da fortaleza, os empreiteiros depararam-se com inúmeras dificuldades, com as paredes a ruir todas as noites. Em desespero, os construtores recorreram aos conselhos de um velho sábio que revelou que apenas um sacrifício humano garantiria que as paredes permanecessem de pé, com a profecia do sábio a dizer que a esposa de um dos construtores deveria ser enclausurada dentro dos muros. Para decidir entre os três irmãos que trabalhavam na fortaleza, os mesmos concordaram que a primeira esposa a trazer o almoço no dia seguinte seria a sacrificada. O irmão mais novo, recém-casado com Rozafa, manteve o pacto em segredo, ao contrário dos seus irmãos mais velhos que informaram as esposas, com o destino a ditar que Rozafa fosse a primeira a chegar, selando o seu destino. Diante do seu iminente sacrifício, Rozafa fez um pedido antes de ser imobilizada: pediu para ser colocada no muro com o seio direito de fora para amamentar o seu filho, com o olho direito para o vigiar, com a mão direita para o acariciar e o pé direito para embalar o berço.

O vestido da cantora, desenhado pela sua mãe, Ina Dema, conta com a cor vermelho-fogo, conforme vimos no Festivali i Këngës, mas com uma estrutura assimétrica, com a parte direita do corpo com um corte diferente, em alusão à parte do corpo de Rozafa que ficou de fora para embalar o filho, representando o amor, o sacríficio e a força das mulheres albanesas.. Por outro lado, Kolë Laca usa um figurino escuro, representando a estrutura da fortaleza e o peso silencioso da história, encarnando o papel do homem na lenda como testemunha do sacríficio.


Estreante em 2004, a Albânia conta com 19 participações no Festival Eurovisão, registando 11 presenças na Grande Final e tendo o 5.º lugar de Rona Nishliu em 2012 como melhor resultado. Em Malmö, Besa representou o país com "Titan" tendo ficado em 15.º (e penúltimo) lugar com apenas 14 pontos na semifinal.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: RTSH /Imagem/Vídeo: EurovisionTV
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.