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Agência governamental israelita financiou campanha de votos para o Festival Eurovisão 2025

Agência governamental de Israel financiou campanha de votos no Festival Eurovisão 2025 para "New Day Will Rise". Israel venceu o televoto da edição.


Uma investigação do Eurovision News Spotlight revelou que a Agência de Publicidade do Governo de Israel financiou uma vasta campanha publicitária digital com o objetivo de impulsionar os votos públicos a favor da representante israelita, Yuval Raphael, no Festival Eurovisão 2025, realizada em Basileia, Suíça.

A campanha incluiu anúncios no YouTube, Google e redes sociais, direcionados aos cidadãos dos 35 países participantes, incentivando-os a votar até 20 vezes na canção "New Day Will Rise", interpretada por Raphael. Os vídeos, publicados num canal criado especialmente para a ocasião, mostravam a artista a apelar ao voto em várias línguas europeias. No total, os vídeos alcançaram mais de 8 milhões de visualizações até à final.

Apesar de a promoção de candidaturas ser permitida, o envolvimento direto de uma agência estatal levantou preocupações nas redes sociais quanto a uma possível politização do concurso. Os vídeos foram ainda partilhados por embaixadas israelitas e contas oficiais do Estado de Israel.

A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) confirmou que não foram detetadas irregularidades nos votos, e reforçou que a promoção é permitida desde que não instrumentalize politicamente o evento. Outros países, como Malta, Grécia, França e Estónia, também recorreram a campanhas publicitárias para promover os seus artistas, embora, na maioria dos casos, estas tenham sido financiadas por emissoras ou pelos próprios intérpretes.

A ação israelita, no entanto, destaca-se pela escala e pela ligação direta a um organismo governamental. A mesma agência tem histórico de campanhas relacionadas com a imagem internacional de Israel, incluindo conteúdos sobre o conflito em Gaza e críticas a organizações como a ONU e a UNRWA. A emissora pública israelita KAN, responsável pela participação no concurso, não foi mencionada em nenhum dos conteúdos promocionais, sugerindo que não teve envolvimento direto nesta operação de marketing.

Israel, representado por "New Day Will Rise" e Yuval Raphael, ficou em 2.º lugar na Grande Final do Festival Eurovisão 2025, fruto do .º lugar no júri (60) e do 1.º lugar no televoto (297). No total, a candidatura israelita venceu o televoto de 13 países (Alemanha, Austrália, Azerbaijão, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Resto do Mundo, Suécia e Suíça)

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Fonte: Spotlight / Imagem e Vídeo: Eurovisiontv
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  1. Anónimo19:45

    Não vejo mal nenhum um país financiar para divulgar e incentivar a votação na sua canção. Vejo mal se houver irregularidade nos votos como votos por bots ou ataques informáticos. Fora isso nada a apontar. Cada país que invista o dinheiro que quer e que tem.

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    1. Anónimo21:04

      Concordo

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    2. Anónimo01:08

      Mas bots SIM tem havido, no Twitter/X houve monte de eles a dizer que tinham gastado mais de 100 euros votando para eles com diversas contas

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  2. Anónimo15:20

    Há países que não conseguem sequer financiar a sua participação no festival, enquanto outros têm liberdade para publicitar agressivamente os seus concorrentes. Se de facto querem que o festival seja não político e apenas um concurso de música, algo tem de mudar nas regras para haver um maior equilíbrio e justiça orçamental entre países concorrentes.

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