Slider

Islândia: Ministra dos Negócios Estrangeiros contra a participação de Israel na Eurovisão

 
A emissora islandesa RÚV comunicou à EBU/UER a posição de Thorgerdur Katrin Gunnarsdottir, ministra dos Negócios Estrangeiros, contra a participação de Israel no Festival Eurovisão 2025.


Depois de ter sido um dos países mais críticos da participação de Israel em Malmö, com Bashar Murad, cantor palestino, a competir na final nacional (AQUI) e a retirada de Gísli Marteinn Baldursson do cargo de comentador em protesto (AQUI), a emissora estatal da Islândia RÚV comunicou à União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) a posição da Ministra dos Negócios Estrangeiros contra a participação de Israel no Festival Eurovisão 2025.

"Como cidadã comum, acho estranho e, na verdade, antinatural que Israel tenha permissão para participar no Festival Eurovisão, dados os crimes de guerra e, de fato, a limpeza étnica que ocorreu nas últimas semanas e meses em Gaza. Além disso, há outra questão: esta é uma decisão das emissoras de televisão europeias, onde, entre outras coisas, a Islândia (..) tem o direito de participar" defendeu Thorgerdur Katrin Gunnarsdottir, frisando que a Islândia deve participar no evento independentemente da participação de Israel, "Acho que a Islândia deveria investigar isso e fazer lobby junto da EBU/UER em relação à participação israelita".

Rúnar Freyr Gíslason, acessor de imprensa da delegação da Islândia, reagiu às declarações, frisando que informou a EBU/UER sobre a posição da ministra islandesa: "Agora, finalmente, esta posição inequívoca está a ser exprimida e informámos a EBU sobre isso".

Estreante em 1986, a Islândia conta com 36 participações no Festival Eurovisão, destacando-se as 27 presenças na Grande Final e o 2.º lugar alcançado nas edições de 1999 e 2009. Em Malmö, Hera Björk representou o país com "Scared of Heights" terminando em 15.º (e último) lugar na semifinal com 3 pontos, sendo a menos votada pelo público português.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte:Eurovoix/ Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
1 0
( Hide )
  1. Anónimo02:22

    Eu também ministra dos negócios estrangeiros da Islândia, eu também

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.