Slider

Ucrânia: Ziferblat (ainda) sem autorização para sair do país para o Festival Eurovisão 2025

 

Os elementos da banda Ziferblat ainda não receberam autorização do Governo para sair do país para a participação no Festival Eurovisão 2025.


Ainda que tenham vencido o Vidbir 2025 há várias semanas, adquirindo assim o direito de representar a Ucrânia no Festival Eurovisão 2025, os Ziferblat ainda não receberam permissão do Governo para sair do país em maio para a participação eurovisiva. Os três membros da banda estão em idade de recrutamento militar e, devido à guerra em curso e à lei marcial em vigor no país, não poderão sair do território ucraniano sem o status de "missão urgente".

De realçar que, até fevereiro deste ano, alguns artistas ucranianos estavam isentos desta restrição para a participação em espetáculos de apoio e/ou de beneficiência. Contudo, o Governo revogou estas isenções depois de vários artistas usarem esta brecha na lei para deixar o país permanentemente, sendo necessário que os artistas recebam, por parte do Governo, uma autorização especial, algo que, até ao momento, ainda não aconteceu.

De acordo com o vice-ministro da Cultura do país, a situação dos Ziferblat está ainda em discussão, com o Governo a trabalhar numa solução para garantir a participação do grupo no Festival Eurovisão 2025, sendo que este impasse poderá estar na génese do facto do vídeo de "Bird of Pray" ainda não ter sido disponibilizado pelas plataformas do concurso.


Estreante em 2004, a Ucrânia é um dos países com maior sucesso no Festival Eurovisão, contando com 3 vitórias (2004, 16 e 22) e nunca tendo falhado o apuramento para a Grande Final. Em Malmö, o país foi representado por Jerry Heil & alyona alyona em defesa de "Teresa & Maria", tendo conquistado o 3.º lugar na Grande Final, depois do segundo posto na semifinal, com 453 pontos, fruto do 5.º lugar no júri (146) e o 3.º no televoto (307), recebendo 16 pontos de Portugal (6 do júri e 10 do televoto).

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: EurovisionFun / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )
  1. Anónimo19:32

    Diz-se por Portalegre que o Nuno paga o ginásio com o dinheiro que ganha na eurovisao.. xuxalista!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.