A RTP revelou os resultados completos do Festival da Canção 2025. Margarida Campelo e NAPA venceram as semifinais do concurso, enquanto Henka recebeu 29,83% dos votos do público na Grande Final.
A RTP, emissora pública portuguesa, revelou os resultados completos do Festival da Canção 2025. Margarida Campelo e NAPA foram os vencedores das respetivas semifinais, onde o júri e o público mostraram grandes divergências nas votações.
Na primeira semifinal, Margarida Campelo e "Eu Sei Que O Amor" foram os favoritos do júri (12) mas não foram além do 8.º lugar no público (3), empatando no primeiro lugar com Bluay e "Ninguém", segundo no júri. O favorito do público foi Marco Rodrigues, quarto classificado na semifinal e nono classificado na votação do júri de sala, enquanto Peculiar, segundo na votação do público, perdeu para JOSH o apuramento na primeira ronda de votação devido à votação do júri: JOSH foi o quarto mais votado, enquanto Peculiar não foi além do oitavo lugar.
Semifinal 1
Apurados pelo júri: Margarida Campelo, Bluay, Capital da Bulgária, JOSH e Jéssica Pina
Apurados pelo júri: Margarida Campelo, Bluay, Capital da Bulgária, JOSH e Jéssica Pina
Apurados pelo público: Marco Rodrigues, Peculiar, Jéssica Pina, Xico Gaiato e JOSH
Resultados da 1.ª Semifinal - 1.ª Ronda
1.º Margarida Campelo - "Eu Sei Que O Amor" - 15 pontos (12J+3T)
2.º Bluay - "Ninguém" - 15 pontos (10J+5T)
3.º Jéssica Pina - "Calafrio" - 14 pontos (6J+8T)
4.º Marco Rodrigues - "A Minha Casa" - 14 pontos (2J+12T)
5.º Josh - "Tristeza" - 13 pontos (7J+6T)
6.º Peculiar - "Adamastor" - 13 pontos (3J+10T)
7.º Capital da Bulgária - "Lisboa" - 12 pontos (8J+4T)
8.º Xico Gaiato - "Ai Senhor" - 12 pontos (5J+7T)
9.º Du Nothin - "Sobre Nós" - 6 pontos (4J+2T)
10.º Rita Sampaio - "Voltas" - 2 pontos (1J+1T)
Na segunda semifinal, NAPA e "Deslocado" foram os favoritos do público (12) e os terceiros favoritos do júri (8), alcançando a maior pontuação das semifinais (20 pontos). Diana Vilarinho, favorita do júri, ficou no segundo lugar, seguida dos Bombazine e Emmy Curl, com a última a ser a segunda mais votada do júri. Por outro lado, Fernando Daniel conquistou o último lugar de apuramento depois do segundo lugar no televoto... e o oitavo no júri.
Semifinal 2
Apurados pelo júri: Diana Vilarinho, Emmy Curl, NAPA, Bombazine e Tota
Apurados pelo júri: Diana Vilarinho, Emmy Curl, NAPA, Bombazine e Tota
Apurados pelo público: NAPA, Fernando Daniel, HENKA, Bombazine e Diana Vilarinho
2.ª Semifinal - 1.ª Ronda
1.º Napa - "Deslocado" - 20 pontos (8J+12T)
2.º Diana Vilarinho - "Cotovia" - 18 pontos (12J+6T)
3.º bombazine - "Apago Tudo" - 14 pontos (7J+7T)
4.º emmy Curl - "Rapsódia da Paz" - 13 pontos (10J+3T)
5.º Fernando Daniel - "Medo" - 13 pontos (3J+10T)
2.º Diana Vilarinho - "Cotovia" - 18 pontos (12J+6T)
3.º bombazine - "Apago Tudo" - 14 pontos (7J+7T)
4.º emmy Curl - "Rapsódia da Paz" - 13 pontos (10J+3T)
5.º Fernando Daniel - "Medo" - 13 pontos (3J+10T)
6.º Henka - "I Wanna Destroy U" - 10 pontos (2J+8T)
7.º Inês Marques Lucas - "Quantos Queres" - 9 pontos (5J+4T)
8.º Tota - "á-tê-xis" - 7 pontos (6J+1T)
9.º Luca Argel ft. Pri Azevedo - "Quem Foi" - 6 pontos (4J+2T)
10.º A Cantadeira - "Responso À Mulher" - 6 pontos (1J+5T)
7.º Inês Marques Lucas - "Quantos Queres" - 9 pontos (5J+4T)
8.º Tota - "á-tê-xis" - 7 pontos (6J+1T)
9.º Luca Argel ft. Pri Azevedo - "Quem Foi" - 6 pontos (4J+2T)
10.º A Cantadeira - "Responso À Mulher" - 6 pontos (1J+5T)
Final
Que pouca vergonha os resultados do júri... Na primeira semifinal os apurados... E na segunda meter a Henka e o Fernando nos últimos lugares... Isto é uma piada só pode
ResponderEliminarPortanto, estas votações discrepantes mostram que o juri ia já com grande preconceito em relação às propostas que era mais populares entre o público e destinados a minar os cantores famosos. Então mas não pontuam o Marco Rodrigues? Dão 3 pontod ao Fernando Daniel? Isto é ridículo.
ResponderEliminarNota-se claramente que os júris das semifinais tentaram salvar certas canções porque sabiam que o televoto não lhes daria tantos pontos.
EliminarAs votações dos júris são ridículas!!
ResponderEliminarNão acredito que a Diana não ganhou por 0,07%... Porque é que votei só 3 vezes??? Se tivesse votado as 20 vezes podia ser que não tivesse acontecido este descalabro :'(
ResponderEliminar1 pessoas não chegava a diferença entre a Diana e os Bombazine são quase 100 chamadas
EliminarTerão sido aproximadamente 70 votos de diferença.
EliminarMais uma prova que a RTP tem de mudar o sistema de votação. Os votos do júri e do público não deveriam ser convertidos na escala de 1 a 12, mas sim por proporção dos votos, ou seja, no caso da Henka, aos 18 pontos do júri seriam somados 121 pontos, que corresponde aos 29% da votação do público (de um total de 406 pontos possíveis), o que neste caso não só daria mais poder ao público, mas até daria a vitória à Henka! Por favor RTP ouçam o público!
ResponderEliminarEste ano as votações são incompreensíveis, de ambas as partes. Com tantas boas alternativas (Josh, Peculiar, Henka, ou até Diana Vilarinho ou Fernando Daniel) fomos eleger a canção mais sem sal que, espero, não vai além da semi! Enfim...
O que mais me surpreende aqui é que efetivamente a grande popularidade do Josh e da Henka nas redes sociais não ficou reflectido no televoto das semifinais. Por outro lado, está aqui espelhada a confirmação de que o juri subestimou as prestações da Henka, Fernando Daniel e Peculiar... e que os madeirenses começaram a preparar o plano de assalto ao FDC2025 logo desde as semifinais. Definitivamente que todo este sistema de votações (juri e publico) tem de ser repensado.
ResponderEliminarO que se passou é grave e tem de ser esclarecido. Os resultados demonstram claramente que o júri não foi idóneo e isto por si só já é motivo para anular os resultados. A RTP deve assumir as devidas responsabilidades e ter a humildade de anular os votos do júri tendencioso e considerar apenas os votos do público.
ResponderEliminarNo máximo o que a RTP podia fazer era retirar-se do concurso como o fez a Moldávia. A Henka já apanhou o avião para Londres e tanto os Napa como a RTP devem estar ocupados ultimando os detalhes do staging porque a data limite para enviar toda a informação relativa à nossa participação acaba esta semana.
EliminarAnónimo das 18:56, concordo com tudo o que disse e com tudo o que se escreveu aqui, mas duvido que algo possa ser alterado. Vamos mesmo ter de gramar com esses representantes de pijama. Será que pode enviar a sua opinião aos responsáveis da RTP. Eles gostam quase sempre de fazer escolhas polémicas e depois desculpam-se: "Festival sem polémica não é festival!"
EliminarO júri devia de ser um exemplo de lealdade e transparência não de corrupção
ResponderEliminarInfelizmente a corrupção está em todo lado
Em 2 dias depois desta fantastica escolha as nossas odds passam do 10 lugar para 23!
ResponderEliminarSem júri, nas semi-finais, teriam passado as 6 melhores canções. E o mofo tinha ficado pelo caminho...
ResponderEliminarNa final teria ganho aquela com mais potencial para um excelente resultado na Suíça.
Pergunta. Este júri decadente serve para quê?
Fora com o juri.Não têm orgulho em serem portugueses
ResponderEliminarA imagem do festival ficou manchada com isto do Fernando. Foi sabotagem pura aos favoritos, mas com o Fernando, com um vozeirão daqueles...foi descarado. Não merecia tão baixo. Nem sei como é que ele teve o sangue frio de vir a público elogiar os NAPA. Certamente, muitos artistas conhecidos não vão pisar o festival e vão recusar convites.
ResponderEliminarVotações incompreensíveis. As melhores vozes, interpretações ,canções e apresentação atiradas para o lado . E mais não digo porque correría o risco de ser processada. Mas que slguém deveríav
ResponderEliminarDesilusão,a canção é tão boa que não para de passar nas rádios, a desilusão começa na primeira semi final com canções fantásticas, já não digo a do Fernando Daniel mas a do Marco Rodrigues que foi aais votada pelo público, canção fabulosa e que voz
ResponderEliminar