Depois das declarações da RTP sobre o número de votos registados no Festival da Canção 2025, o ESCPORTUGAL "pôs mãos à obra" e mostra-lhe quantos votos terá tido cada canção na Grande Final... e numa das semifinais do concurso.
Durante a transmissão da Grande Final do Festival da Canção 2025, Filomena Cautela e Vasco Palmeirim anunciaram que a RTP havia registado um recorde de chamadas na edição: mais de 95 mil votos válidos nas 12 canções concorrentes. Ainda que sem o número exato do volume de votos, com a revelação das percentagens que cada canção teve na Grande Final é possível "prever" quantos votos cada canção teve na votação final.
Tomando o número de votos como 95 000 chamadas, Henka, a vencedora da votação do público, terá recebido 28 339 chamadas, correspondente aos 29,83% dos votos conforme revelado nos documentos oficiais. O número superou em mais de 8 mil votos o volume de chamadas dos NAPA, vencedores do concurso, que tiveram 20 083 votos, enquanto Fernando Daniel, terceiro na votação, registou 15,57%, isto é, 14 792 chamadas.
A situação mais flagrante na votação da Grande Final foi a diferença de votos entre Bombazine (5.º) e Diana Vilarinho (6.º): as duas candidaturas ficaram separadas por 0,07% dos votos, o que, tendo em conta os 95 mil votos, corresponde a aproximadamente a 66 votos. Olhando para a classificação final, caso Diana Vilarinho tivesse superado os Bombazine na votação do público teria vencido o concurso... É caso para dizer que todos os votos contam.
Em sentido inverso, Emmy Curl e "Rapsódia da Paz" e Margarida Campelo com "Eu Sei Que O Amor" foram as duas candidaturas menos votadas pelo público, ficando a zeros na conversão final dos pontos. O tema de Emmy Curl recebeu 1,80% dos votos (menos 0,02% que Bluay, algo como... 19 votos), ocupando o 11.º lugar na votação do público, enquanto Margarida Campelo registou apenas 1%, o que se traduziu em cerca de 950 votos.
Analisando os resultados, podemos notar as "proximidades" entre os valores das canções "A Minha Casa" (13,63%) e "Adamastor" (13,28%) e as canções "Calafrio" (12,59%) e "Ai Senhor!" (12,24%), com os dois lotes de canções mencionados a estarem separados pela mesma percentagem: 0,35%. Assim, de acordo com as declarações da RTP e tomando que esta percentagem corresponde à diferença de 2 votos, a semifinal 1 do Festival da Canção 2025 contou com 571 votos válidos do público.
Procedendo às conversões, Marco Rodrigues e "A Minha Casa" venceram a semifinal com 78 votos do público, mais 2 que Peculiar e "Adamastor", comprovando-se a diferença de 2 votos entre as canções, algo que se repetiu nas posições seguintes: Jéssica Pina ficou em 3.º lugar com 72 votos, seguida de Xico Gaiato com 70 votos. Face ao arredondamento feito, Josh também terá estado separado das restantes canções por 2 votos, ainda que tenha recebido 11,97% dos votos.
Com base nestes números, Rita Sampaio e "Voltas" terão ficado no 10.º lugar da votação do público com apenas 17 votos, seguindo-se DuNothin com 39 votos e Margarida Campelo, vencedora da semifinal, com 42 chamadas telefónicas.
No entanto, vale resalvar que, estes números, não foram confirmados nem revelados pela RTP, estando este estudo baseado nas declarações acima mencionadas e pelos números revelados nos documentos oficiais do formato.
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: RTP / Vídeo: Eurovision.tv
Com o fanatismo que houve à volta do Josh como é que ele teve tão poucas chamadas na semifinal?
ResponderEliminarBastava uma única pessoa votar 11 vezes e ele tinha ganho o televoto.
Eu para salvar a Henka votei 10 vezes e nem acreditava que ela tivesse a mais mínima chance de ganhar o Festival, apenas queria dar-lhe a segunda oportunidade que os Blasted não tiveram em 2020.
Texto totalmente especulativo.
ResponderEliminarOs votos projetados para a semi-final 1 não fazem sentido, até porque haveria 6 canções separadas por 2 votos neste caso, não 4.
ResponderEliminarAssustador como numa semi final acompanhada por 387 mil pessoas só houve 571 votos...ninguem quer mesmo saber do festival.A RTP que acorde para a vida.
ResponderEliminarAcho que é mais pelo feito que são chamadas no 760 e SMS que faz que a gente não queira votar, dali a importancia dum sistema de voto online/app
EliminarAlentejo deu as pontuações máximas aos artistas da região...o Algarve deu 12 pontos ao artista da região. A Madeira deu os 12 pontos aos artistas da região. E por aí fora... e depois queixam-se dos países que fazem isso na eurovisão
ResponderEliminar