Nas próximas semanas, a RTVE renovará o acordo com a câmara municipal de Benidorm e a Generalitat Valenciana que permitirá a celebração do Benidorm Fest em 2026. Da mesma forma, a RTVE, antes da celebração do Festival Eurovisão da Canção 2025, renovará as regras do Benidorm Fest para lhe permitir "expandir-se a novos públicos", nomeará um novo diretor artístico e renovará o comité de pré-seleção dos candidatos.
O presidente da RTVE, José Pablo López, anunciou estas mudanças na Comissão Mista de Controlo Parlamentar da Corporação RTVE e das suas Empresas. “O Benidorm Fest resulta da aposta da rádio e televisão públicas, não só na criação e inovação, mas também na revitalização da indústria musical espanhola. É um festival que tem uma capacidade muito importante para atrair um público muito diversificado, sobretudo o público jovem”, destacou López, que acrescentou que “na faixa etária dos 13 aos 24 anos, o festival registou uma audiência de 34%, o que o torna um dos eventos mais seguidos pelos jovens, não só na televisão pública, mas em Espanha, praticamente ao mesmo nível do Festival Eurovisão da Canção, que é o conteúdo de entretenimento mais visto neste país”.
O objetivo da RTVE, segundo o presidente da corporação, é "apoiar a criação e a indústria musical espanhola, bem como projetar novos talentos". Nas palavras de López, "o Benidorm Fest é possível graças ao esforço e trabalho de muitos profissionais da TVE que este ano fizeram a melhor exibição de sempre desde que o evento foi realizado".
O presidente da RTVE agradeceu ainda à Câmara Municipal de Benidorm por toda a colaboração, bem como à Comunidade Valenciana, e anunciou que “nas próximas semanas, nos próximos meses, iremos proceder à renovação do acordo que terminou no final de 2024 para que o festival possa continuar a realizar-se”.
Aproveitou ainda o momento para, segundo o próprio, responder a todas as perguntas que recebe nas redes sociais. Revelou que nas próximas semanas, antes da Eurovisão se realizar em maio, "vamos avançar com a reforma do regulamento do concurso para 2026, o que nos permitirá alargar o festival a novos públicos". Da mesma forma, “darei continuidade à nomeação de um diretor artístico para o Benidorm Fest e faremos uma renovação do comité de pré-seleção do festival. Todas estas medidas visam ter um festival que se expanda a novos públicos e que seja mais representativo", concluiu López.
Espanha será representada por Melody na Eurovisão 2025. A cantora venceu o Benidorm Fest com "Esa Diva", sendo a favorita do público e os terceira classificada no júri.
Sem comentários
Enviar um comentário