Klemen, representante esloveno em Basileia, emitiu um comunicado sobre a polémica em torno da blackface na imitação de Dave Benton: "Para evitar futuros mal-entendidos, resolvi retirar o excerto em que personifiquei a prestação de Dave Benton e de Tanel Padar".
Depois de vencer o EMA 2025, onde adquiriu o direito de representar a Eslovénia no Festival Eurovisão 2025 com "How Much Time Do We Have Left?", o cantor Klemen lançou um vídeo com a recriação dos vencedores do Festival Eurovisão desde 2000. Contudo, o artista viu-se envolvido numa polémica nas redes sociais devido ao uso de blackface na imitação de Dave Benton, o único negro a vencer o Festival Eurovisão, com inúmeros pedidos para a desclassificação do cantor, ainda que o imitado tenha elogiado a imitação e garantido "não estar nada ofendido".
No entanto, nas redes sociais, o artista esloveno emitiu um comunicado sobre a polémica, pedindo desculpas a todos os "que se sentiram magoado" e realçando que "informei-me sobre a história do blackface e não o apoio de forma alguma". O artista falou também da reação de Dave Benton mas, reforçando que o "único proposito foi de homenagear todos os vencedores e mostrar o amor pela Eurovisão" e que "não está a concurso para dividir, mas para unir", informou que o excerto da imitação foi retirado do vídeo para "evitar futuros mal-entendidos".
Estreante em 1993, a Eslovénia conta com 29 participações no Festival Eurovisão, registando 17 presenças na Grande Final e o 7.º lugar de 1995 e 2001 como melhor resultado. Em Malmö, Raiven representou o país com "Veronika": depois do nono lugar na semifinal, a canção ficou em 23.º lugar na Grande Final com 27 pontos, fruto do 22.º lugar no júri (15) e o 21.º no televoto (12).
Fonte: Klemen / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários
Enviar um comentário