A Austrália confirmou que os seus representantes no Festival Eurovisão 2025 serão escolhidos através de seleção interna, tal como tem acontecido desde 2023.
A emissora australiana SBS confirmou que os representantes da Austrália no Festival Eurovisão 2025 serão selecionados através de uma seleção interna. A decisão vai ao encontro da estratégia dos últimos anos, com a escolha interna dos seus representantes, bem como da maioria das participações do país no concurso: desde a estreia em 2015, o país apenas utilizou uma final nacional - o Eurovision - Australia Decides - nas edições de 2019, 2020 e 2022.
Contudo, apesar da confirmação, a SBS não revelou quando será anunciada a canção e o respetivo intérprete para o Festival Eurovisão 2025, sendo esperado que tal aconteça apenas em março. Além disso, a SBS disponibilizou, pela primeira vez, um endereço eletrónico - entertainment@sbs.com.au - para todos os interessados em representar o país no concurso... de 2026, antevendo uma nova participação, bem como uma nova seleção interna.
confirmou, recentemente, a sua participação no Festival Eurovisão 2025. O anúncio da participação, que acontecerá no 50.º aniversário da SBS e no 10.º aniversário da sua estreia no certame, aconteceu no evento Upfronts na Ópera de Sidney, onde foi revelada a programação da emissora para o próximo ano. Contudo, apesar do anúncio, a SBS não revelou qual o método de seleção dos seus representantes: desde a sua estreia, a maioria das candidaturas australianas foram escolhidas internamente, excepto em 2019, 2020 e 2022, quando o país apostou no Eurovision - Australia Decides.
De realçar que, ao contrário da maioria dos países, a Austrália precisa de um convite especial para a participação no Festival Eurovisão, visto que a SBS não é um Membro Ativo da EBU/UER, mas apenas um Membro Associado. Entre 2019 e 2023, a emissora australiana e o organismo internacional tinham um acordo a garantir a participação do país sendo que, desde então, o acordo é negociado todos os anos.
A Austrália estreou-se no Festival Eurovisão em 2015, tendo como melhor resultado o 2.º lugar em 2016, ano em que foi representada por Dami Im e "Sound of the Silence". Em Malmö, o país foi representado pelos Electric Fields com "One Milkali (One Blood)", terminando em 11.º lugar na semifinal com 41 pontos (2 de Portugal), a 6 do apuramento, sendo a segunda vez que a Austrália foi eliminada nas semifinais da competição.
Sem comentários
Enviar um comentário